Técnicos da Emater que trabalham com o projeto Manejo Integrado de Doenças na cultura da soja identificaram, entre 28 de novembro e 2 de dezembro, a presença dos primeiros esporos do fungo causador da ferrugem da soja em equipamentos de monitoramento instalados nos municípios de Cascavel, Assis Chateaubriand, Terra Roxa e Toledo.
Segundo o extensionista Jorge Gheller, coordendor estadual desta ação, nesses quatro locais, os esporos observados se encontravam já germinados, caracterizando a sua viabilidade. Nos demais municípios, foram realizadas avaliações da viabilidade, sem resultado até o momento.
Ainda segundo o técnico, dependendo das condições do clima, onde foi identificada a presença de esporos nos equipamentos de monitoramento, existe grande possibilidade de desenvolvimento da ferrugem sobre a cultura.
"Naqueles municípios onde esporos foram observados, sugerimos que se mantenha a vigilância e os agricultores devem ser orientados para entrarem em contato com seus assistentes técnicos visando a adoção de medidas necessárias. E alertamos para a continuidade do monitoramento em locais onde até o momento não foram capturados esporos. Também sugerimos a coleta de folhas inferiores de plantas de soja e verificação de possíveis sintomas da doença", alerta o extensionista.
A ferrugem da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, é a doença que provoca maiores danos à cultura. O custo das pulverizações para evitar a doença e controlar o fungo são enormes. As aplicações realizados sem critérios levam a gastos desnecessários.
Por isso, comenta Gheller, os melhores resultados no controle da doença são obtidos quando já existe a presença do fungo sobre a planta hospedeira.
Para constatar o momento da presença do fungo na lavoura é utilizado, entre outras táticas, o monitoramento da chegada dos esporos, através do emprego de uma ferramenta conhecida como coletor de esporos. "Trata de tecnologia avançada, cujo mote é indicar aos agricultores o momento ideal para a realização da primeira pulverização, objetivando erradicar o fungo que chegou e está iniciando a infecção", explica.
A Emater acompanha no Estado cerca de 90 unidades referenciais com o aparelho indicativo da chegada dos esporos do fungo causador da ferrugem da soja. Tal ação é parte de um processo conhecido como manejo integrado de doenças, inserido dentro da campanha Plante seu Futuro.
Emater identifica primeiros esporos da ferrugem da soja no Oeste
Esporos observados se encontravam já germinados, caracterizando a sua viabilidade
Emater PR
Manejo