Emater realiza dias de campo para apresentar novas variedades de alface

Iniberto Hamerschmidt, coordenador estadual de Olericultura/Emater
Manejo

Nos último meses, técnicos da Emater trabalharam em vários municípios do Estado instalando 16 unidades de observação com três novas cultivares de alface desenvolvidas pela Embrapa: a BRS Lélia, BRS Leila e BRS Mediterrânea. Todas elas têm como vantagem a maior resistência ao ataque da doença fusariose e à praga do nematóide-da-galha e, no caso da Mediterrânea, a maior precocidade. Agora, para apresentar o resultado desse cultivo a um grupo de 500 produtores, realiza 16 dias de campo numa parceria com a Embrapa, Syngenta e Agrocinco.

Nos eventos, o engenheiro agrônomo Iniberto Hamerschmidt, coordenador estadual do projeto Olericultura, da Emater, e o pesquisador Marcos Aurélio Marangon, da Embrapa, falam da parceria entre as duas instituições para a realização desse trabalho. Flávio Pagnan, da Agrocinco, vai falar das características das novas cultivares de alface Leila, Lélia e Mediterrânea e das cultivares de repolho Colorado, Granito e CNJ 12. Outros profissionais da Emater, Embrapa e Agrocinco vão se revezar para tratar, ainda, de aspectos tecnológicos do cultivo de alface e repolho, como irrigação, adubação, manejo de pragas e doenças e plantio direto. Na visita aos campos de cultivos os produtores terão a oportunidade de ver de perto o comportamento vegetativo e produtivo das novas cultivares.

A alface é uma hortaliça folhosa bastante cultivada no Estado. Atualmente, mais de 8,1 mil produtores se dedicam a esta cultura, produzindo anualmente 128 mil toneladas, numa área plantada de 5,7 mil hectares. os plantadores são pequenos produtores, cuja área média de cultivo por propriedade é de 0,70 hectare.

O repolho, outra cultura importante para o Paraná, tem mais de 6,7 mil produtores que colhem anualmente 321 mil toneladas, numa área plantada de 8,3 mil hectares. A área média cultivada por produtor é de 1,25 hectare.

A Emater possui 242 extensionistas em todo o Estado orientando mais de 8,6 mil produtores de hortaliças, em 213 municípios paranaenses.

Agenda dos Dias de Campo

1-Campo Magro, Região de Curitiba: 30/10/2017, das 13h30 às 17h00. Responsáveis: Vanderlei S. Perez, Iniberto Hamerschmidt e José Alberto Grobe. Local: Propriedade do agricultor Leandro Ribas Machado.

2-Antonina, Região de Paranaguá: 17/11/2017, das 13h30 às 17h00. Responsável: Luiz Fernando P. Martin e Sebastião Bellettini. Local: Propriedade de Hoelington de Souza Oliveira.

3-Cruz Machado, Região de União da Vitória: 01/11/2017 das 9h00 às 12h00. Responsável: Rodolpho Tiago Neumann, Sérgio Baluta e José Armindo Bonato. Local: Casa Familiar Rural.

4-Londrina , Região de Londrina: 23/11/2017, das 9h00 às 12h00. Responsáveis: Cristina Krawulski, Emérson Faccin e Nilson Ladeia Carvalho. Local: Propriedade de Wagner Artur dos Santos.

5-Santa Fé, Região de Maringá: 08/11/2017, das 14h00 às 17h00. Responsáveis: Ricardo Augusto da Silva e Jorge Ogassawara. Local: Propriedade do agricultor José Carlos Ferreira (Zé do Jacarezinho).

6-Campo Mourão, Região de Campo Mourão: 07/11/2017, das 14h00 às 17h00. Responsáveis: Rinaldo A. Clementin, Sidney Galhardo e Everaldo A. Ávila. Local: propriedade de Valdico Tochio.

7-Umuarama: 09/11/2017, das 13h30 às 17h00. Responsáveis: Gilmar A. Pauly e Ednilson Simone. Local: Propriedade do produtor Rafael Anderson Maciel.