Emater/PR e Embrapa promovem curso sobre cultivo da pupunha para produção de palmito

Capacitação acontece entre os dias 7 e 9 de abril, em Curitiba, PR

Emater/PR
Agronegócio

Emater e Embrapa promovem entre 7 e 9 de abril, em Curitiba, o curso Cultivo da pupunheira para produção de palmitos. O treinamento que tem vagas limitadas é destinado a atender profissionais da área agronômica e também produtores interessados em investir nesta atividade.

A cultura da pupunha foi introduzida no Estado em 1994, através de iniciativa de extensionistas da Emater. Na época, conta o coordenador estadual do projeto Palmáceas, Cirino Correa Júnior, foram instaladas unidades demonstrativas no Litoral e Vale do Rio Ribeira. Atualmente, a atividade é desenvolvida por cerca de 1,3 mil agricultores, no Norte, Noroeste e Litoral paranaenses. A área plantada chega a 1,6 mil hectares, com produção anual de 5 milhões de hastes de palmitos.

Segundo Cirino, a área cultivada com a Pupunha no Paraná cresce a uma taxa média anual de 8 por cento. “E tem espaço para crescer ainda mais. Hoje, todas as 13 agroindustrias que processam o palmito dessa palmeira para produção de conservas trabalham com ociosidade de 50 por cento”, relata. Oito dessas unidades estão instaladas no Litoral e as outras cinco no Norte e Noroeste.

A cultura da Pupunha começa a dar retorno econômico para o produtor já a partir do segundo ano, quando é feito o corte das primeiras hastes. Essa é uma das vantagens dessa planta em relação a outras palmeiras usadas para a extração de palmito que levam até oito anos para permitir a primeira colheita. “A pupunheira também solta perfilhos, permitindo a produção de varias hastes numa mesma planta, o que não acontece com as palmeiras Real e Juçara, que morrem após o primeiro corte. Outra vantagem: produz um palmito que não oxida (não escurece após o corte), tornando por isso a preferida pela maioria dos chefs de cozinha”, completa Cirino.

Segundo o extensionista da Emater, o que tem motivado os produtores a investirem na cultura é a segurança de mercado e também a rentabilidade do negócio. “Num hectare ocupado com a pupunheira o produtor tem uma receita líquida anual que fica entre R$ 7 e R$8 mil. Valor dez vezes maior que a renda da cultura da soja, por exemplo”, explica Cirino.

A inscrição para o curso Cultivo da pupunheira para produção de palmito pode ser feita no site da Embrapa Florestas. Informações pelo telefone: (41) 3675-5633