O Centro de Pesquisa da Embrapa Agrossilvipastoril foi inaugurado neste mês de julho em Sinop, MT. A unidade fará pesquisas focadas nos sistemas integrados de produção e congregará tecnologias vindas de todos os cantos do país e do mundo. De acordo com o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, o novo centro de pesquisas irá trazer mais avanços para a produção agrícola de Mato Grosso. “Com esta unidade teremos a certeza de que poderemos produzir mais alimentos, com segurança e tecnologias de ponta”, afirmou.
Para Fávaro, é fundamental que haja recursos suficientes para que a Embrapa possa realizar as pesquisas com tranquilidade e, assim, entregar para os produtores rurais brasileiros tecnologias que tragam independência na hora do plantio. Já o presidente da Embrapa, Pedro Antônio Arraes Pereira, acredita que, além de recursos, os pesquisadores precisam ter foco. “Nós precisamos saber exatamente qual é o nosso papel. A Embrapa precisa fazer pesquisas de maior risco, de longo prazo, que as empresas privadas não fazem”, explicou.
O ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, compareceu à inauguração e ressaltou a importância da Embrapa para o país. “Esta unidade irá agregar conhecimento em um só local e vai consolidar o Brasil como o maior produtor de grãos do mundo”, afirmou. Para o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, a Embrapa vem reforçar o desenvolvimento do estado. “A agricultura está forte na grande maioria do estado, mas com a Embrapa fazendo mais pesquisas poderemos consolidar, junto com o investimento em logística, o setor nas regiões Leste e no Araguaia”, disse.
Estrutura - Na Embrapa Agrossilvipastoril, pesquisadores de outras sete Unidades da Embrapa já desenvolvem suas atividades de maneira conjunta com a equipe local. Atualmente, o Centro de Pesquisa conta com 12 pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Algodão, Embrapa Soja, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Florestas, Embrapa Mandioca e Fruticultura e Embrapa Produtos e Mercado. Todos eles são sediados em Sinop e desenvolvem suas atividades na região. Os 24 laboratórios do novo Centro de Pesquisa são multiusuários, o que significa que os equipamentos serão compartilhados por todos os pesquisadores, aproveitando-se ainda mais sua potencialidade.
Na Embrapa Agrossilvipastoril, a integração do conhecimento também se estenderá a outras instituições. A Unidade foi construída já com espaços para que pesquisadores visitantes e parceiros institucionais possam desenvolver seu trabalho. Um exemplo é o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), que já tem um pesquisador alocado no Centro de Pesquisa.
Embrapa Agrossilvipastoril fortalecerá pesquisas em Mato Grosso
Centro de Pesquisa irá integrar pesquisadores de diversas áreas para melhorar produção brasileira
Ascom Aprosoja
Manejo