Estudo de caso na aplicação nitrogenada em V4

Resultados obtidos com a adubação nitrogenada em pré-plantio e com a adubação nitrogenada em cobertura estão relacionados à alta demanda do milho e à imobilização temporária do nitrogênio.

Margareth Santos
Manejo

Em condições de solo idênticas à pesquisa anterior (Estudo de caso na aplicação nitrogenada em V2-V3), ou seja, mesma fazenda, porém glebas distintas, experimentos operados com o intuito de avaliar a resposta do milho à utilização de doses crescentes de nitrogênio em cobertura (0,50, 100, 150 e 200 quilos de nitrogênio por hectare) em V4 (4 folhas) na forma nitrato de amônio, com diferentes doses de adubação nitrogenada antecipada (0, 60, 120 quilos de nitrogênio por hectare) na forma de uréia plantada com a TD no espaçamento de 20 centímetros e profundidade de 3-4 centímetros, mais adubação de base com aproximadamente 30 quilos de nitrogênio por hectare (400 quilos por hectare de 08-20-20), apresentaram resultados distintos dos anteriores.

A adubação nitrogenada em pré-plantio (antecipada), que foi maior na ausência de nitrogênio em cobertura,  gerou expressivas respostas. As da adubação nitrogenada em cobertura também foram expressivas e aconteceram de forma mais intensa na ausência de nitrogênio em pré-plantio. Todas as respostas estão relacionadas à alta demanda do milho e à imobilização temporária do nitrogênio no processo de decomposição da palhada de trigo que o antecedeu.

Entretanto, nesta safra houve restrição hídrica durante o mês de novembro, coincidindo com a fase reprodutiva do milho. Com a utilização de nitrogênio somente na base (30 quilos de nitrogênio por hectare na base via 400 quilos por hectare de 08-20-20) não se atingiu produtividades satisfatórias. Elas ficaram abaixo de 80% do rendimento potencial, girando em torno de 135 sacas por hectare.

Neste tratamento, a exemplo dos sem aplicação de nitrogênio em pré-plantio, observou-se uma intensa deficiência inicial de nitrogênio, revelando a alta demanda por nitrogênio nas fases iniciais, em que se define o potencial produtivo da cultura – sobretudo com a semeadura sobre palhada de gramíneas como o trigo, antecessor do milho neste estudo, conforme mostra a figura.

Saiba mais sobre o assunto

Estudo de caso na aplicação nitrogenada em V2–V3