As condições equilibradas do clima durante o período de primavera proporcionaram excelentes floradas, o que fez com que os apicultores da região colhessem uma das melhores safras de mel dos últimos anos, com um aumento de aproximadamente 40% na produtividade das colmeias.
Na região da UGT 9, formada pelas regionais da Epagri de Palmitos e São Miguel do Oeste e abrangem 38 municípios do Extremo Oeste, embora a apicultura não seja uma atividade de relevância em termos de renda, existem em torno de 800 apicultores, com 17 mil colmeias e que produziram mais de 300 mil quilos de mel nesta safra.
“Há vários anos não se obtinham resultados tão expressivos”, informa o extensionista da Epagri de Descanso, Vilmar Milani. O ano passado foi de precipitações mal distribuídas, o que prejudicou muito a agricultura mas, por outro lado nos anos em que este fator ocorre, acaba sendo favorável à apicultura.
A produção da região é comercializada em boa parte diretamente ao consumidor, mercados da região, feiras livres, programas governamentais e entrepostos de outras regiões.
Além desta produção que gerou renda para os agricultores familiares, existe ainda o mel produzido para auto-consumo familiar, incrementando significativamente a qualidade da alimentação destas famílias.
Mais Informações: Vilmar Milani/Extensionista Rural Epagri de Descanso, no telefone: (49 – 3631-2984).