No início da década de 1980, chegava a 120 milhões de toneladas a perda de solo nos 6 milhões de hectares cultivados no Paraná, situação que mobilizou a sociedade e a comunidade científica em busca de sistemas mais eficientes para o manejo do solo.
“Dentre os avanços tecnológicos obtidos, destaca-se a expansão do plantio direto, que, quando bem conduzido, representa uma das alternativas para redução dessas perdas”, aponta Augusto Guilherme de Araújo, um dos editores do livro “Erosão no Estado do Paraná: fundamentos, estudos experimentais e desafios”, que o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lançou na quarta-feira (7) em solenidade na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
A partir de uma exaustiva discussão dos fundamentos teórico-conceituais do processo erosivo, os autores fazem, em 115 páginas, uma detalhada compilação de estudos experimentais realizados pelo Iapar nas décadas de 1970, 1980 e 1990 em todo o Paraná, implementados com o objetivo de quantificar perdas de solo e água nos diferentes sistemas de produção agropecuária praticados nas regiões do Estado.
Políticas públicas
O livro também apresenta e avalia os resultados das políticas públicas contra a erosão estabelecidas ao longo das últimas décadas, e tece uma análise crítica sobre a adoção de práticas conservacionistas na atualidade.
Araújo lembra que a degradação dos solos e a contaminação dos recursos hídricos começaram a ficar evidentes no final da década de 1960, resultado da acelerada devastação florestal que se iniciou no início do século passado – primeiramente para a exploração de madeira, erva-mate e pastoreio extensivo; depois, para o cultivo de café.
“Foi nessa época que o Estado do Paraná começou a colocar em prática políticas para frear a erosão dos solos, além de conter o desmatamento e recompor a cobertura florestal”, explica o pesquisador.
Livro
Conforme Araújo, a ideia do livro surgiu entre 2011 e 2012, como consequência de discussões no âmbito da Secretaria Agricultura e Abastecimento (Seab) envolvendo o retorno da erosão como um grave problema para a produção agrícola na Paraná.
Na ocasião, o Iapar realizou – juntamente com universidades, centros de pesquisa, Emater-PR, órgãos de fiscalização e alguns consultores externos – um diagnóstico de campo com o objetivo de estabelecer um plano de ação para a pesquisa sobre o tema.
“Como havia no Iapar informações relevantes não publicadas, ou publicadas de forma dispersa, parte da equipe decidiu organizá-las neste livro”, complementou
o pesquisador.
O livro “Erosão no Estado do Paraná: fundamentos, estudos experimentais e desafios” é destinado a pesquisadores, professores e estudantes de ciências agrárias e profissionais que atuam na extensão rural, defesa agropecuária e aconselhamento técnico de produtores. Pode ser adquirido no endereço www.iapar.br. Custa R$ 30.
Livro do Iapar relata esforço paranaense contra a erosão do solo
Erosão no Estado do Paraná: fundamentos, estudos experimentais e desafios
Edmilson Gonçales Liberal, Iapar
Manejo