As perspectivas para o mercado mundial da carne foi tema de palestra ontem em Ribeirão Preto-SP. Durante o II Workshop de Produção e Reprodução em Gado de Corte, organizado pela Ourofino Agronegócio, o diretor estratégico do frigorífico JBS, Antonio Jorge Camardelli, falou sobre as retaliações internacionais à carne brasileira e estratégias para ação no exterior.
“Nós temos diferenciais que nenhum outro país tem, como as condições climáticas, solares e pluviométricas. Seria necessário uma reorientação da defesa sanitária e avanço nas modificações do sistema de inspeção”, disse o palestrante.
Camardelli abriu o ciclo de palestras e na sequência José Ultímio Junqueira Junior, da Via Verde Consultoria, apresentou o tema “Fazendas de Corte: Sustentabilidade ou Colapso?”, dando continuidade à discussão de estratégias para que o Brasil ocupe mais espaço no mercado internacional de carne. “Só vamos atingir mercados na hora em que conseguirmos mostrar para o mundo o potencial que a gente tem, respeitando a sustentabilidade”, disse.
Segundo o palestrante, para uma pecuária sustentável é preciso manejo de recursos, de pasto e de animais. A melhor estratégia de recuperação do solo seria corrigir e adubar pequenas áreas, permitir descanso para outras degradadas e realizar controle somente quando tem capim e manejo de pasto. “É preciso criar um pastejo rotacionado, vedar e adubar o solo, e levar os animais para outro lugar, ou seja, adequar-se ao que se tem, buscando a fertilidade com reaproveitamento e adubação”.
O médico veterinário Claudio Olimpio de Sousa Filho veio de Unaí-MG para participar do evento. “É muito importante essa conscientização ambiental, pois ela não é um empecilho para a produção e rentabilidade, ao contrário, a atividade no campo caminha com a sustentabilidade. É esse o novo cenário”, disse.
De acordo com o diretor comercial da Ourofino e organizador do evento, José Ricardo Maio, o II Workshop de Produção e Reprodução em Gado de Corte visa levar ao mercado conhecimento tecnológico, com a participação dos principais nomes da pecuária de corte. “O objetivo é a transferência de conhecimento de tecnologia dos centros de pesquisa para os técnicos do campo” disse Maio.
Mercado mundial da carne atrai especialistas para workshop
Em Ribeirão Preto, encontro discute eficiência na produção e reprodução em gado de corte
Marília Saveri
Manejo