A Fundação MS recomenda que a tecnologia de plantio precisa ser adequada de forma que o adubo seja colocado de 8 a 11 centímetros de profundidade, e a semente de 4 a 6 centímetros, dependendo da umidade do solo. Também é importante que o fertilizante fique no mínimo de 4 a 6 centímetros abaixo das sementes, visto que quanto maior a dose do fertilizante, maior deve ser sua distância da semente. Para isso, em áreas de plantio direto, é fundamental o uso de sulcador (facão) para o bom plantio da cultura do milho. Quanto à distribuição de sementes, essas devem ser a mais homogênea possível, no sentido de evitar a competição entre plantas. O estabelecimento inicial com um número de plantas próximo ao recomendado para cada híbrido utilizado é fundamental para que se atinja boas produtividades.
Conforme esses resultados, a Fundação MS observou boas produtividades nos trabalhos de pesquisa de milho safrinha devido aos plantios em áreas de fertilidade adequada, adubação recomendada e época de plantio ideal (28/02 a 16/03). A instituição lembra que o ajuste final na escolha dos híbridos fica a critério do produtor com seu assistente técnico que deve considerar além do potencial produtivo, fatores como custo/benefício, disponibilidade de sementes e tipo de grãos.
No documento em anexo, é possível observar os gráficos de experimentos realizados em Maracaju, Dourados, Sidrolândia, Aral Moreira, Naviraí e São Gabriel do Oeste.