A Superintendência Federal de Agricultura (SFA-PB) e a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (SEDAP) do Estado da Paraíba iniciaram os preparativos para a campanha 2011 de vacinação do rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa. A primeira etapa está prevista para o mês de maio, e a segunda para novembro.
Uma primeira reunião ente os dois órgãos ocorreu na última segunda-feira, dia 4. Segundo o superintendente da SFA-PB, Hermes Barbosa, a meta para 2011 é vacinar 90 % do rebanho paraibano.
O Estado ainda tem dificuldades em manter o status sanitário de Risco Médio (BR-3), o que restringe as possibilidades de avanço para Área Livre com Vacinação. “No ano passado a Paraíba só conseguiu uma cobertura vacinal de 73,37%”, informa Barbosa, acrescentando que a Paraíba é um dos sete estados nordestinos, que se encontram na chamada “Zona de Risco Médio em Febre Aftosa”.
Dados do Serviço de Inspeção e Saúde Animal (SISA), da SFA-PB, mostram que no ano passado, municípios como o de Soledade, conseguiram vacinar 95,08% de seu rebanho. Já em Natuba, apenas 34,16% do rebanho foi coberto pela vacinação preventiva. (Dalmo Oliveira da Silva)