Parâmetros Genéticos da Densidade Básica da Madeira de Pinus caribaea var. hondurensis

Densidade básica da madeira o Pinus caribaea var. hondurensis possui potencial para melhoramento nas procedências Gualjoco e Poptun

Rosália Silva
Melhoramento genético

O potencial para melhoramento do caráter densidade básica da madeira de Pinus caribaea var. hondurensis foi demonstrado em pesquisa da Embrapa Cerrados. Segundo o estudo, isso se deve ao valor relativamente alto da herdabilidade e o moderado do coeficiente de variação genético para procedências e progênies dentro das procedências Gualjoco e Poptun.

O Pinus caribaea var. hondurensis é uma espécie tropical, natural de parte da América Central e México, e que tem grande importância comercial para as regiões Norte e Central do Brasil.

Entre as utilidades dessa espécie, descritas pela literatura consultada no trabalho, estão a arborização de parques e jardins, celulose, estacas e moirões, laminação, lenha e carvão, particulados, resina e serraria.

Para que as pesquisas não se baseiem apenas no fenótipo da planta durante a seleção de árvores matrizes para programas de melhoramento, o objetivo dos autores do Boletim de Pesquisa da Embrapa foi verificar a qualidade da madeira, com avaliação da densidade básica como parâmetro de seleção. No estudo foram feitos testes de procedências e progênies que permitissem a estimativa de parâmetros genéticos.

No estudo de Sebastião Pires de Moraes Neto e Eny Duboc, um experimento com cinco procedências e 47 progênies de polinização aberta do pinus foi instalado próximo a Planaltina (DF), região de Cerrado, em 1984. E as amostras não destrutivas das árvores foram extraídas aos 21 anos, para a determinação da densidade básica da madeira. Saiba mais sobre este estudo, clicando aqui (http://bbeletronica.cpac.embrapa.br/2008/bolpd/bolpd_213.pdf).