Pesquisador ensina como melhorar a qualidade do leite

Luiz Francisco Zafalon dá dicas de higiene, refrigeração e manutenção

Juliana Royo
Manejo

Melhorar a qualidade da produção é uma das principais preocupações do produtor. Para ajudar nesta tarefa, o pesquisador Luiz Francisco Zafalon, da Embrapa Pecuária Sudeste, explica o que é necessário para que o leite atinja uma boa qualidade. Ele aborda questões como os cuidados na ordenha da vaca, dá dicas de higiene e fala sobre a importância da refrigeração adequada.

|BARRA_AUDIO|

Durante a ordenha, por exemplo, Zafalon explica que um cuidado básico é obedecer uma rotina de higienização. Primeiro os tetos devem ser lavados, se estiverem sujos, depois cada teto deve ser secado individualmente com papel toalha descartável e, após a secagem, o local de ordenha deve ser limpo com produto que contenha cloro.

— Após a ordenha é importante o produtor fazer esse animal se manter em pé por, pelo menos, um hora até que o esfincter do teto se feche completamente, para que não haja nenhuma contaminação. O processo de higienização deve ser repetido logo após a ordenha — ensina.

Zaflon alerta para a preocupação com a higiene na propriedade como um todo porque a principal doença que afeta o animal é a mastite e ela é causada por dois tipos de microorganismos: o contagioso, que é transmitido de animal para animal, e o ambiental, causada pela contaminação da fazenda.

— Outro cuidado importante é quanto à refrigeração, ainda mais em um país como o nosso em que o clima é tropical. O leite contém microorganismos que não causam riscos à alimentação humana, mas com o tempo eles se proliferam, vão produzindo ácido e acabam azedando o leite. Quando o produto está submetido à refrigeração, o crescimento destas bactérias é muito mais lento — explica. 

Os medicamentos também devem ser aplicados no animal de maneira adequada e nos intervalos corretos. A criação deles e o estado da propriedade devem ser feitos com todo cuidado para que a qualidade do leite seja melhorada e o produto ganhe destaque no mercado. 

O processo de higienização
deve ser repetido logo após
a ordenha 

Luiz Francisco Zafalon,
 da Embrapa Pecuária Sudeste