Pêssego da Argentina deve chegar ao Brasil em 2015

Exportações estão limitadas às condições climáticas no país vizinho, mas Grécia pode disputar mercados

Embrapa Clima Temperado
Agronegócio

Na semana passada, representantes da cadeia produtiva do pêssego do Brasil e da Argentina se reuniram na Província de Mendoza, Argentina, para nivelamento e intercâmbio de informações sobre a conjectura mundial da produção de pêssego, bem como para iniciar as negociações das bases de um novo Acordo Bilateral para a definição de cotas de exportação de pêssego da Argentina para o Brasil.

Em função de condições climáticas adversas, houve redução em mais de 50% na produção de pêssego na Argentina, fato que limita a capacidade dos vizinhos em abastecer o mercado interno e, ao mesmo tempo ter excedentes para exportação, o que de certa forma reduz a pressão para ingresso de pêssego no Brasil. Em nível mundial, destacou-se o incremento na área de plantio e produção de pêssego na Grécia, cuja produção basicamente para exportação poderá disputar mercados em várias partes do mundo, inclusive na América do Sul.

Nesta primeira rodada de negociação, não foi possível acordo entre as partes. A proposta Argentina prevê a cota de exportação de 20 milhões de latas para o Brasil até dezembro de 2015. "As exportações em 2014 devem ficar baixas, boa parte desta cota entraria no Brasil em 2015, o que certamente contribuiria para a queda de preços ao produtor e indústria no próximo ano", falou o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon. Uma nova rodada de negociação está pre-agendada para novembro de 2014, a ser realizada no Brasil.

Além dos representantes das indústrias de conservas e dos produtores de pêssego, participaram da reunião o Chefe -Geral da Embrapa Clima Temperado e representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ambos deram suporte técnico e institucional a rodada de negociação.