Plantio direto é ferramenta fundamental da agricultura

Prática pode proporcionar economia de óleo diesel, reposição de carbono, eficiência do plantio e alta produtividade, além de benefícios ao meio ambiente

Kamila Pitombeira
Manejo

Um dos temas abordados no Fórum Contexto Ambiental & Agronegócio, organizado pelo Portal Dia de Campo, no dia 30 de Junho, em Uberlândia (MG), foi a prática do plantio direto. O sistema, que visa diminuir os impactos da agricultura no solo, tem sido cada vez mais usado pelos produtores rurais e é alvo de debates e divergências de opiniões. Segundo André Machado, presidente do Clube Amigos da Terra de Uberlândia (CAT), o plantio direto é uma peça fundamental na agricultura.

|BARRA_AUDIO|

— Se a agricultura hoje no Brasil é tão desenvolvida e tão sustentável, isso se dá em função do plantio direto. Atualmente, só se consegue essa quantidade de área que plantamos no país em função desse tipo de plantio — afirma o presidente do CAT.

Ele fala sobre a economia de óleo diesel, o balanço de carbono, a reposição de carbono, a eficiência do plantio e a alta produtividade como os maiores benefícios trazidos com a prática do plantio direto.

— Ele beneficia também o meio ambiente devido a não remoção de solo e a reposição de carbono. Infelizmente, os ambientalistas e a Europa não querem considerar essa reposição de carbono do plantio direto como um benefício, mas isso hoje é uma realidade — diz.

Machado faz menção ainda a Derli Dossa, chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coordenador do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e um dos palestrantes do evento. Dossa, entre outros assuntos, falou sobre a prática do plantio direto em sua palestra.

— Ele falou justamente disso, da reposição do carbono em função do plantio direto — acrescenta o presidente do CAT.

Já em relação aos principais cuidados da prática, Machado afirma que o produtor deve ficar atento aos problemas de pragas e doenças. Uma delas é o mofo branco. Ele explica que o produtor deve fazer as rotações de cultura adequadamente e o consórcio com leguminosas e gramíneas para minimizar a incidência desses problemas que mais afetam o plantio direto hoje.

Para mais informações sobre a prática do plantio direto, basta entrar em contato com o CAT através dos números (34) 3226-7701 e (34) 3292-8827.  

Artigo exclusivo originalmente publicado em 07/07/2011