Qualidade do bordado artesanal e dos produtos coloniais em São Pedro do Sul

Entre os dias 9 e 11 de julho, ocorre a 9ª Feira de Produtos Coloniais e Artesanatos, em São Pedro do Sul, em Águas da Serra para conhecer a tradição do município na confecção de bordados manuais

Juliana Royo
Artigos

Cerca de cinco mil pessoas devem visitar os 30 estandes da 9ª Feira de Produtos Coloniais e Artesanatos, em São Pedro do Sul, em Águas da Serra, entre os dias 9 e 11 de julho, para conhecer a tradição do município na confecção de bordados manuais. “Temos as melhores bordadeiras do estado”, afirma a chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Regina Hernandes, ressaltando que os estandes vão mostrar ainda peças em palha de milho, madeira, bambu e lã.
 
Já no espaço de exposição e comercialização de produtos coloniais haverá oferta de vinhos, derivados de cana-de-açúcar, compotas e conservas, mel, queijos, salames, schimias, geléias, pães, cucas e bolachas. “É um evento consolidado que procura fomentar a produção local e dos municípios vizinhos como Dilermando de Aguiar, Toropi, Mata, Jari e Quevedos”, acrescenta Regina. Neste ano, a Feira será realizada na Praça Crescêncio Pereira, junto com a 2ª Noite Nativista, quando ocorrerá degustação de produtos da agricultura familiar organizada pela Emater/RS-Ascar, além de atrações artísticas e culturais
 
Promovida pelo Governo do Estado, Emater/RS-Ascar, Prefeitura Municipal de São Pedro do Sul e grupos de famílias rurais e artesãos assistidos, a abertura oficial da Feira será às 10h, do dia 9, com a presença da gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Lúcia Helena da Silva Souza.
 
Em São Pedro do Sul, a Emater/RS-Ascar desenvolve ações voltadas à agricultura familiar entre mais de 700 famílias, organizadas em 36 associações. Na atividade leiteira, os extensionistas desenvolvem a agroindustrialização de produtos de queijo e derivados. Há também estímulo à produção de embutidos e derivados de carne suina, compotas, conservas, vinhos e sucos, assim como é fomentada a comercialização de produtos hortigranjeiros, através da Feira do Produtor. Outras ações da Emater/RS-Ascar são a produção e comercialização do pescado (piscicultura), o desenvolvimento do potencial turistico do município, a atuação em conselhos municipais, em projetos ambientais e de segurança alimentar. Nas ações técnicas, destaca-se a qualificação das familias rurais no gerenciamento da atividade leiteira e no aproveitamento de produtos coloniais.
 
A participação na 9ª Feira de Produtos Coloniais e Artesanatos, em São Pedro do Sul, está alinhada à Frente Programática Oportunidades do Agronegócio, da Emater/RS-Ascar, e tem por objetivo potencializar a atividade agrícola para manter o Estado do Rio Grande do Sul em destaque no comércio mundial de produtos agropecuários.