Representantes da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e de outros órgãos do Governo se reuniram com técnicos do IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura. O intuito do Governo, por meio da Seagro, é de firmar parcerias com instituições de credibilidade mundial, voltados para projetos de desenvolvimento agrário do Estado.
Ao final dos encontros, ocorridos entre a tarde dessa terça-feira, 19, e na manhã desta quarta-feira, 20, o secretário da Agricultura, Jaime Café, disse que o IICA pode ser um parceiro para desenvolver projetos voltados à produção de energias limpas, de piscicultura e no trabalho de estruturação dos projetos de irrigação: São João, Manuel Alves e Sampaio. “Os projetos de irrigação [São João, Manuel Alves e Sampaio] estão em fase de conclusão e precisamos potencializar a utilização dessas áreas irrigadas”, defendeu o secretário. Segundo ele, o Tocantins poderá ter a maior área de agricultura irrigada no Brasil, com potencial para 4.800 hectares.
De acordo com o diretor de Sustentabilidade no Agronegócio da Seagro, Corombert Leão de Oliveira, uma parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura pode agilizar a implantação dos projetos voltados para o desenvolvimento do agronegócio tocantinense. “Temos no Tocantins uma política de não aumentar o desmatamento e de desenvolver políticas voltadas para potencializar áreas já utilizadas, por isso estamos construindo esse processo de parceria com uma instituição de renome internacional”, explicou Corombert Leão.
Para Heithel Souza Silva, representante do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura, é possível desenvolver diversos projetos, voltados para o desenvolvimento da agricultura tocantinense nas áreas de energias limpas, do melhoramento de lavouras, do geoprocessamento, dentre outras. Durante a reunião, a engenheira agrônoma Cristina Costa, também do IICA, expôs os objetivos da entidade em firmar parcerias para o desenvolvimento de diversos projetos. O Instituto Interamericano também é parceiro da Eletronorte, da Embrapa, dos ministérios da Agricultura, da Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento Agrário e de outros órgãos federais.
Também participaram do encontro, o secretário executivo da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter de Pádua; a presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa, Andréia Estival, o presidente do Naturatins; Alexandre Tadeu Rodrigues a vice-presidente do Ruraltins, Tida Guerra e representantes da Secretaria do Planejamento e Gestão da Modernização Pública, das Oportunidades e da Indústria e Comércio.