Seminário "Os segredos fora da porteira"

O seminário, com o especialista de Chicago, Pedro Dejneka, começa dia 05 de agosto, em Guarapuava, e vai percorrer dez regiões do Paraná

FAEP
Agronegócio

“As perspectivas para a comercialização agrícola da safra 2013/2014” é o tema do circuito de palestras dos Seminários “Os segredos fora da porteira”, promovido pelo Sistema FAEP. O evento, que vai percorrer dez regiões do Paraná, será realizado no dia 5 de agosto em Guarapuava, no anfiteatro do Sindicato Rural (Rua Afonso Botelho, 85, Trianon), às 19 horas.

O seminário é destinado a produtores rurais, técnicos, engenheiros agrônomos, jornalistas e interessados em agronegócio. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrições.

O circuito de palestras, que vai ser realizado nos dias 5 a 9 de agosto, traz ao Paraná o especialista em mercado agrícola de Chicago (EUA), Pedro H. Dejneka. Durante os seminários serão abordados temas relacionados à comercialização de grãos, gerenciamento de riscos, tendências de preços e um panorama sobre a situação econômica global e a sua interferência nas commodities agrícolas.

O paranaense Pedro Dejneka reside nos Estados Unidos desde 1995 e seu histórico profissional conta com passagens por grandes bancos de investimento nos EUA, larga experiência com commodities desenvolvendo técnicas e estratégias de comercialização vinculadas aos efeitos da Bolsa de Chicago.

Durante os seminários ele promete falar “sobre a teoria do “Superciclo de Commodities” e como os dados de fundamento de oferta versus demanda afetam preços no curto, médio e longo prazo.” Segundo o especialista, a safra 2013/2014 “tem o potencial de se tornar o ponto de transição crucial para preços bem mais baixos do que o mercado está acostumado dos últimos anos”.

Ele alerta que “o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou que, dentro de condições normais de clima, esperam-se estoques de passagem nos EUA para o ano que vem de 169% e 136% acima do que será este ano para milho e soja respectivamente, com a possibilidade de preços médios bem mais baixos ao produtor durante 2013 e 2014”.

Sobre as estratégias de comercialização, o consultor explica que “utilizará o exemplo do que aconteceu com os preços no ano passado para ilustrar os benefícios que um processo claro e disciplinado de gerenciamento de riscos traz às margens do produtor”.

Serviço
Evento: Seminário “Os segredos fora da porteira”
Horário: 19 horas
Local: Anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava (Rua Afonso Botelho, 58, Trianon)
A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrições
Mais informações: (42) 3623-1115/ /econô[email protected] - 41-2169-7923 (FAEP).

Veja os locais e horários do circuito de palestras

Ponta Grossa - 05/08 (segunda) - 9h às 12h                       
ACIPG - Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa 
Rua Comendador Miró, 860

Guarapuava - 05/08 (segunda) - 19h às 21h30            
Auditório do Sindicato Rural
Rua Afonso Botelho, 58

Pato Branco - 06/08 (terça) - 9h às 12h                
Auditório da FADEP - Faculdade de Pato Branco
Rua Benjamin Borges dos Santos, 1.100

Cascavel - 06/08 (terça) - 19h às 21h30          
ACIC - Associação Comercial e Industrial de Cascavel
Avenida Toledo, 247

Campo Mourão - 07/08 (quarta) – 8h45 às 12h                   
Anfiteatro da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão
Av. Irmãos Pereira, 2.900

Umuarama - 07/08 (quarta) - 19h às 21h30                   
Auditório do Sindicato Rural
Avenida Brasil, 3.547

Maringá - 08/08 (quinta) - 9h às 12h                     
Parque de Exposições de Maringá
Avenida Colombo, 2.186

Londrina - 08/08 (quinta) - 19h às 21h30
Sociedade Rural - Parque de Exposições Ney Braga
Av. Tiradentes, 6.275

Cornélio Procópio - 09/08 (sexta) - 9h às 12h                   
Sociedade Rural da Região de Cornélio Procópio
Parque de Exposições Arthur Höffig
BR-369 KM -83, Rodovia Mello Peixoto

Arapoti - 09/08 (sexta) - 19h às 21h30
Auditório do Centro Administrativo Municipal
Rua Ondina Bueno Siqueira, 180