A torta de mamona é um dos principais subprodutos da cultura. Ela é muito utilizada como adubo orgânico porque é rica em hidrogênio de liberação moderada, nem tão rápida quanto o nitrogênio sintético nem tão devagar quanto o esterco. A torta também pode ser utilizada para a alimentação de ruminantes, porque contém uma boa quantidade de aminoácidos importantes para a dieta dos animais, reduz os custos do produtor. No entanto, para que o resíduo seja oferecido aos animais, é preciso que esteja livre de uma substância tóxica chamada ricina, que pode estar presente em até 5% do peso seco da torta, dependendo da cultivar usada.
|BARRA_AUDIO|
Já existem diversas técnicas utilizadas atualmente para retirar a ricina da torta de mamona. As mais comuns delas são a autoclavagem do material, durante uma hora, ou a adição de óxido de cal para fazer uma desnaturação do resíduo, destoxificando a torta. A ricina pode matar os animais se não for totalmente retirada do alimento. Para que os produtores de ruminantes tenham mais segurança na hora de oferecer a torta de mamona ao rebanho, a Embrapa Algodão está desenvolvendo um sensor de toxidade do material. A pesquisa ainda não foi totalmente concluída nem patenteada, então os pesquisadores ainda não podem dar detalhes da metodologia utilizada. Mas o que já se sabe é que o sensor vai acusar a presença ou ausência da ricina.
— Este produto está sendo desenvolvido por um projeto financiado pela Embrapa que vai se estender até maio de 2011. Ainda não posso dar detalhes, mas ele vai permitir que seja feito o controle de qualidade das tortas de mamona destoxificadas, garantindo que qualquer pessoa que tenha sido treinada para utilizar o equipamento consiga distinguir, de uma forma relativamente rápida e de baixo custo, se um material está ou não apto para o consumo animal. Ela é rica em proteínas e se for utilizada na alimentação de animais, principalmente ruminantes, pode ceder a quantidade de aminoácidos que eles necessitam — explica o farmacêutico João Paulo Saraiva Morais, pesquisador da Embrapa Algodão.