Sistema de controle automático para semeadoras diretas

Começa o projeto para aprimoramento do desempenho das máquinas em Plantio Direto

Nivea Schunk
Manejo

Começaram este ano as primeiras ações para criação de um sistema de controle automático para ajuste em tempo real dos componentes de aterramento e compactação de semeadoras diretas. Responsável pelo projeto de aprimoramento da agricultura de precisão, a equipe composta por representantes do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Universidade de São Paulo, Identech e Jumil Implementos Agrícolas, definiu o cronograma no início de março.

|BARRA_AUDIO|

De acordo com Augusto Guilherme de Araújo, pesquisador do IAPAR, mesmo com a grande diversidade de maquinários produzidos no Brasil, a qualidade da semeadura ainda está muito aquém das expectativas. Ele explica que as regulagens dos componentes de uma semeadora dependem das condições do solo e da palha disponíveis.

— O que se vê ainda é um processo inadequado e de baixa qualidade. O produtor normalmente regula a máquina na cabeceira de uma curva e faz o plantio de toda aquela área com a mesma regulagem. Porém, as condições de palha e solo variam ao longo desse campo. A ideia é que esse sistema possa corrigir mesmo que parcialmente a necessidade de alterar essas regulagens durante a implantação da cultura. A semeadora teria um sistema autorregulador para se adaptar às variações naturais do terreno — menciona.

A ideia é que o processo seja feito em tempo real, de modo que que o sistema de sensoreamento identifique a alteração da superfície, adequando o ângulo da roda de aterramento e a pressão das rodas compactadoras. Com a redução dos prejuízos, a melhoria da operação de semeadura direta terá efeito positivo na produção das culturas. Além dos benefícios econômicos, o sistema devolverá a cobertura ao sulco de plantio. Apesar da boa quantidade de palha disponível nas lavouras nacionais, a atuação das máquinas retira a palha, expondo as linhas de cultivo à erosão.

Implementados no Paraná, os experimentos começarão pela modelagem matemática, que dará  origem à montagem de todo o sistema de controle. O intuito é criar modelos simples que relacionem todas as variáveis de solo, palha e máquina em três ambientes diferentes. A experiência contemplará as culturas do milho e da soja.

"Qualidade da seme-
 adura direta é fator
 fundamental para
 uma boa produção"


 Augusto Guilherme de Araújo,
 do IAPAR