Vendas de sêmen da raça Girolando sobem quase 50%

Associação Brasileira dos Criadores de Girolando
Artigos

A raça Girolando voltou a registrar bom desempenho no mercado de genética. Segundo o relatório de comercialização de sêmen em 2011 no país, divulgado ontem (08/02), pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial, a raça cresceu 48,45% no ano passado em comparação com 2010. Somando os últimos três anos, o acumulado é de 107,02%, saindo de 197.826 doses vendidas em 2009 para as atuais 409.546. O Girolando foi a raça que mais cresceu percentualmente nos últimos três anos.

Esse desempenho coloca a raça na segunda posição das vendas de sêmen nacional e a quarta incluindo as doses importadas. No geral, as raças leiteiras venderam 4.895.122 doses, crescimento de 19,16%. Minas Gerais lidera as vendas entre as leiteiras, seguido de Rio Grande do Sul e Paraná. Somando corte e leite, foram comercializadas 11.906.763 de doses no país.

Parte das doses de Girolando vendidas em 2011 seguiu para outros países. Foram exportadas 24.045 doses para Argentina, Canadá, Colômbia, Equador, Panamá e Paraguai. Para o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, José Donato Dias Filho, esse crescimento mostra que a raça está se consolidando como a principal opção para produção de leite por aliar rusticidade e alta produção, o que permite a produção a pasto e com menor custo. Atualmente, a raça é responsável por 80% da produção nacional de leite.