A Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado de Tocantins, por meio da Diretoria de Fomento à Agricultura Familiar e parceiros, está preparando o ‘Workshop sobre Agroecossistemas na Agricultura Familiar’, durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2014. O evento está previsto para acontecer nos dias 8 e 9 de maio, no auditório 5 do Pavilhão Agricultura Familiar, durante a Feira que ocorrerá de 6 a 10, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional.
No workshop, os agricultores familiares terão a oportunidade de conhecer diversas tecnologias voltadas para a produção sustentável. “No curso de avicultura, por exemplo, os agricultores vão conhecer como se usa o galinheiro móvel, como mais uma opção de baixo custo na produção de aves de forma operacional e eficiente, podendo integrar a lavoura e a floresta na produção familiar”, explicou a engenheira agrônoma da Seagro, Francisca Marta Barbosa.
Os cursos serão aplicados por especialistas de renome nacional. Na quinta-feira, dia 08, a partir das 10h15, a palestrante Irene Maria Cardoso, da Universidade Federal de Viçosa UFV-MG, apresentará “Biodiversidade nos agroecossistemas: potencialidades e desafios para a sustentabilidade”. Já nos dias 8 e 9, a especialista em extensão rural do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – INCAPER – ES, Drª Márcia Guelber, falará sobre a criação de animais na Agricultura Familiar: princípios e desafios para a transição agroecológica.
De acordo com a Comissão da Produção Orgânica no Estado do Tocantins, a agroecologia tem o papel de orientar o desenvolvimento de sistemas produtivos, promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Além disso, os produtos orgânicos possuem qualidades sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais, estimulando o consumo.
São parceiros do evento: a Superintendência Federal de Agricultura (SFA), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Comissão da Produção Orgânica do Tocantins (CPOrg – TO).
Agrotins
Em sua 14ª edição, a feira este ano tem como tema principal a agricultura familiar, com diversas atividades voltadas para o setor. Aliado ao slogan “A Força do Conhecimento”, o evento pretende reunir mais de 500 expositores com as novidades tecnológicas para facilitar a produção animal e vegetal, e com isso movimentar mais de R$ 550 milhões em negócios.