dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Conferência Internacional de Coffea canephora

Informações

Espírito Santo realizará maior conferência internacional de café conilon no Brasil


No período de 11 a 15 de junho, de 2012 acontecerá a Conferência Internacional de Coffea canephora, no Centro de Convenções de Vitória. O tema do evento é "Cem anos de história e evolução do conilon no Estado do Espírito Santo". A Conferência contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais que discorrerão sobre temas relevantes para todas as etapas da cadeia produtiva do conilon. Contará com a participação de países produtores e exportadores do café robusta como: Vietnã, Uganda, Índia e Costa do Marfim e são esperados cerca de 700 participantes. As inscrições estão abertas pelo site www.conferenciaconilon.com.br.
A Conferência Internacional do Coffea canephora é uma a promoção do Governo do Estado do Espírito Santo, com realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Embrapa Café, uma unidade de pesquisa da Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Consórcio Pesquisa Café.
O presidente da comissão executiva da Conferência, Romário Gava Ferrão, fala que um dos objetivos do evento é divulgar a importância do café conilon (Coffea canephora) no mercado brasileiro e internacional. "Em face de seus indiscutíveis atributos como matéria-prima, o café robusta é complemento na produção do café solúvel e na composição dos blends do torrado e moído", observa.
Ainda segundo o presidente, a contribuição do café robusta à cafeicultura nacional, além do seu aspecto social e da geração de trabalho, se exterioriza, notadamente, no grande impulso dado à indústria de café solúvel. Para ter uma ideia, na produção de café solúvel, 80% da sua composição é feita com o café robusta; já o café expresso, tem 20% do robusta em sua composição. "A Conferência Internacional será um dos maiores fóruns de debates e aprendizado sobre esse grão, e mostrará as tecnologias desenvolvidas por vários institutos nas áreas de melhoramento genético, biotecnologia, tecnologia de produção e questões climáticas, que é um dos principais focos", Romário explica.
Guilherme Braga, diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), explica que o evento representa uma justa homenagem à competência do cafeicultor capixaba e das instituições de pesquisa e assistência técnica do estado, responsáveis pela formação do mais importante polo de produção da variedade no Brasil. "A minha participação na Conferência muito me honra e proporciona-me a oportunidade de destacar pontos importantes do café robusta na comercialização interna e externa".
Expositores - Entre expositores e participantes, está a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), no Espírito Santo, que irá divulgar o café de terreiro, processo diferenciado feito em pequena quantidade quando não se tem muito tempo para fazer a secagem adequada.  Além de apresentar o conilon cereja descascado, haverá também espaço para a degustação do café robusta. "O estado do Espírito Santo está de parabéns pela evidência que está dando ao produto de grande importância mundial. Além do mais, os visitantes e palestrantes irão apreciar o sabor marcante e encorpado do café robusta, que apesar de pouco divulgado, está inserido nos lares brasileiros", ressalta o presidente da cooperativa, Antonio Joaquim de Souza Neto.
Sobre o Coffea canephora - Conhecido no mercado internacional como café robusta e mais notadamente no Brasil como conilon, a espécie Coffea canephora tem uma participação de 38% na produção mundial. No Espírito Santo, a espécie foi introduzida há 100 anos e é cultivada comercialmente desde 1972, envolvendo 64 municípios, 40 mil propriedades, 78 mil famílias e cerca de 250 mil empregos de forma direta e indireta no estado, distribuída em 300 mil hectares.
Safra Conilon 2012 no Brasil - Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) da safra 2012, a produção brasileira de conilon está estimada em 12,3 milhões de sacas de 60 quilos, sendo 9,3 milhões no Espírito Santo, 1,6 milhões em Rondônia, e o restante da produção nos estados da Bahia (0,738),  Mato Grosso (0,115), Minas Gerais (0,299) e Pará (0,165).
No Consórcio Pesquisa Café o conilon também é prioridade, sendo objeto de pesquisa em diferentes etapas da cadeia produtiva desse café.  "O Consórcio Pesquisa Café é um dos maiores realizadores do evento e é preciso que este ano haja mais interação entre produtores, pesquisadores e técnicos para divulgação das pesquisas desenvolvidas", finaliza Romário Ferrão.

Data
11/06/2012 a 15/06/2012

Organização
Embrapa Café, Incaper e Governo do Estado do Espírito Santo

Local
Centro de Convenções de Vitória

Endereço
Vitória - ES

Website
www.conferenciaconilon.com.br

   
 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada