dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Simpósio de Destoxificação e Aproveitamento das Tortas de Pinhão Manso e Mamona - SiDAT

Informações

Aproveitamento de tortas de pinhão-manso e mamona é tema de Simpósio


A Embrapa Agroenergia, com apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA, promove o "Simpósio de Destoxificação e Aproveitamento das Tortas de Pinhão Manso e Mamona - SiDAT". O evento acontece nos dias 03 e 04 de julho, no auditório da Embrapa Estudos e Capacitação, em Brasília-DF. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.
O objetivo do Simpósio é promover o debate entre a comunidade científica e os representantes dos diversos setores da Agroenergia, com vistas à discussão dos principais avanços científicos nas estratégias de aproveitamento econômico das tortas de pinhão-manso e mamona.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Agroenergia e coordenador do evento, Clenilson Rodrigues, o Simpósio apresentará as pesquisas com as culturas nas áreas de melhoramento genético, processos de destoxificação, controle de qualidade e identificação de novas aplicações de alto valor agregado para as tortas.
O pinhão-manso e a mamona apresentam grande potencial para a produção de biodiesel e bioquerosene de aviação. Porém, há gargalos tecnológicos e científicos relacionados à valorização de suas cadeias produtivas, como é o caso do aproveitamento das tortas, que, em algumas aplicações, só é possível após etapas de destoxificação do material. "A Embrapa Agroenergia e a Embrapa Algodão coordenam pesquisas para destoxificar essas tortas. Em relação à torta do pinhão-manso, a Embrapa Agroenergia está testando, em parceria com a Universidade de Brasília, o uso da mistura da torta destoxificada para a alimentação de ovinos e os resultados são bastante promissores", diz Rodrigues.
O simpósio promoverá ampla discussão entre pesquisadores, técnicos, professores, representantes de órgãos governamentais e de agências de fomento, produtores, empresários e estudantes de graduação e pós-graduação.Com os debates, será possível obter um diagnóstico dos principais avanços e as dificuldades técnico-científicas encontradas nos processos de destoxificação e apontar possíveis soluções para os gargalos apontados.
Serão palestrantes do evento representantes de instituições nacionais, como o MAPA, das unidades da Embrapa: Agroenergia; Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF); Algodão (Campina Grande/PB); Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ); e Caprinos e Ovinos (Sobral/CE), das Universidades: Federal de Viçosa; de Brasília; de Pernambuco; Estaduais do Norte Fluminense; de São Paulo; e o Instituto de Tecnologia de Alimentos. Também contará com a participação de palestrantes de instituições internacionais como a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Instituto Nacional de Nutrição Animal e Fisiologia (NIANP) da India.
Mais informações sobre o Simpósio de Destoxificação e Aproveitamento das Tortas de Pinhão Manso e Mamona podem ser obtidas no site da Embrapa Agroenergia (http://www.cnpae.embrapa.br/eventos/sidat) ou pelo telefone (61) 3448-1581. Os interessados em participar do evento devem enviar o nome completo, instituição e telefone de contato para o endereço eletrônico: sdat.cnpae@embrapa.br.

Data
03/07/2012 a 04/07/2012

Organização
Embrapa Agroenergia

Local
Auditório da Embrapa Estudos e Capacitação, em Brasília-DF

Endereço
Brasília - DF

Contato
(61) 3448-1581

Email
sdat.cnpae@embrapa.br

Website
http://www.cnpae.embrapa.br/eventos/sidat

   
 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada