dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
II Reunião Oeste de Ciência do Solo

Informações

Desafios para a Ciência do Solo na fronteira agrícola brasileira


A produção agrícola na região central do Brasil está em franco crescimento, sendo considerada uma das principais fronteiras agrícolas do país. Extensas áreas estão sendo convertidas em campos de agricultura com a principal atividade voltada para a produção e exportação de grãos, pecuária e agroenergia. Em consequência, há expressivo processo de industrialização e melhoria da qualidade de vida da população.
Até o início da década de 1970, essa região apresentava cerca de 2 milhões de km2 considerados marginais para a agricultura comercial, em função, dentre outros fatores, da acidez e da baixa disponibilidade de nutrientes na maioria de seus solos. Com a adoção de tecnologia específica, os problemas relativos à fertilidade química dos solos dessa região vêm sendo gradativamente suplantados. Passou-se então a se obterem produtividades recordes o que tem colocado o Cerrado Brasileiro como uma das regiões de agricultura mais avançada do país.
Por outro lado, o impacto provocado pelos avanços tecnológicos no campo tem aumentado a ocorrência de áreas agrícolas com problemas de degradação e causado preocupação em diversos setores, entre eles o produtivo, o acadêmico e o governamental. Nesse contexto, torna-se necessário um planejamento global com esforço coordenado para encontrar estratégias de manejo sustentáveis, principalmente quando se considera que a degradação do solo é um grave problema ambiental em todo o mundo.
Considerando que o Brasil está estabelecendo um sistema agrícola sustentável, que auxilia na alimentação da crescente população mundial e as ações contínuas em busca da sustentabilidade agrícola, a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo - Núcleo Regional Oeste, em parceria com o Instituto Federal Goiano e a Universidade Federal do Mato Grosso realiza de 03 a 06 de Dezembro de 2013, a II Reunião Oeste de Ciência do Solo (ROCS). São esperados cerca de 350 participantes.
O evento será realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias - Agronomia do IFGoiano, com o objetivo de promover uma ampla discussão à respeito dos Desafios para a Ciência do Solo na fronteira agrícola brasileira junto à profissionais ligados ao ensino, pesquisa e extensão, cooperativas e associações, produtores rurais e estudantes de ensino médio e técnico, graduação e pós-graduação, apresentando resultados recentes de pesquisa e inovação tecnológica relacionadas ao uso e manejo sustentável dos solos da Região Centro-Oeste.
Em sua segunda edição, será sediado em Rio Verde, Goiás, microrregião do Sudoeste de Goiás, a 220 km da capital Goiânia. É a principal região produtora de grãos e dos efetivos da pecuária de bovinos, suínos e aves, estando instaladas, dentre outras, centenas de empresas especializadas no agronegócio, grandes agroindústrias transformadoras de alimentos, indústrias de fertilizantes, corretivos, rações e embalagens, diversos frigoríficos de bovinos, aves e suínos e cooperativas de produtores, associações e sindicatos, tanto patronais quanto de trabalhadores. Encontra-se instalado ainda o maior número de Unidades Armazenadoras, tendo a maior capacidade estática de armazenamento de grãos do Estado.
A Programação técnico-científica da II Reunião Oeste de Ciência do Solo tratará de assuntos atuais e de gargalos no manejo, com a apresentação de embasamentos teóricos e conceituação aplicada ao uso dos solos na fronteira agrícola. Serão abordados temas associados à vulnerabilidade dos solos e serviços ambientais, sistemas conservacionistas de produção e economia de água em solos de cerrado. Visando o maior aproveitamento dos recursos naturais e de subprodutos agroindustriais, terá destaque a temática relacionada a fontes de fertilizantes e condicionadores de solo. A integração lavoura-pecuária-floresta como prática de expansão da fronteira agrícola brasileira também será objeto de discussão no evento.
Com o foco em processos e produtos biotecnológicos aplicados a solos, o evento abordará os fundamentos do tratamento de sementes de gramíneas com inoculantes que promovem a fixação de nitrogênio, o manejo de microrganismos promotores de crescimento de plantas e as técnicas de fitorremediação de solos sob plantio direto contaminados com herbicidas.
Considerando a relevância dos programas de avaliação da fertilidade do solo e necessidade de elaboração de manuais de oficiais de Calagem e Adubação para os Estados do Centro-Oeste, o evento contemplará ainda um simpósio abordando as ações regionais de atualização dos sistemas de recomendação, com enfoque aos avanços e desafios sobre os métodos de avaliação da fertilidade do solo, a visão do produtor sobre os entraves de interpretação de resultados analíticos e o papel da extensão rural.
Por meio dessa programação, a comissão organizadora da II ROCS 2013 espera que os conferencistas do evento possam discutir os problemas e propor estratégias de manejo tendo o solo como referência e visando à sustentabilidade agrícola, sem a contrapartida ambiental.
O período do evento contempla quatro palestras e quatro simpósios, além da assembleia do Núcleo Regional Oeste no segundo dia, uma sessão de pôsteres de trabalhos científicos no terceiro dia e uma visita técnica no último dia.

Data
03/12/2013 a 06/12/2013

Local
Silvestre Resort Thermas Park

Endereço
Rio Verde - GO

Website
rioverde.ifgoiano.edu.br/rocs2013

   
 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada