dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
XVI Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão

Informações

ESALQ realizará XVI Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão


O Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) realizará, de 14 a 18 de fevereiro, a “XVI Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão”. O evento é uma das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Agricultura de Precisão e tem como público alvo profissionais com nível superior em Ciências Agrárias (consultores, técnicos e produtores), que atuem em gerência de sistemas de produção agropecuárias e florestais.


O evento tem como meta abordar e discutir amplamente os conceitos associados ao tema, como um conjunto de técnicas que permitem o gerenciamento das lavouras, visando o manejo e a aplicação localizada de insumos e envolvendo sistemas de navegação, sistemas de informação geográfica, monitores e sensores, análise de dados e tomada de decisão, mecanização da aplicação localizada de insumos e assuntos conexos, bem como abordar inovações associadas à agricultura de precisão, visando o gerenciamento de lavouras considerando sua inerente variabilidade espacial.


“A agricultura de precisão tende a deixar de ser um tema complicado e misterioso para ser uma necessidade do profissional para poder interagir com os seus pares. Mais do que isso, passa a ser uma requisição do cliente, que deseja incorporar técnicas de AP no seu empreendimento. O domínio das ferramentas envolvidas requer certa dedicação, mas oferece ao profissional um novo horizonte que lhe permite agregar técnicas gerenciais inovadoras e incorpora um novo valor ao seu conhecimento e aos serviços que presta. A ESALQ tem se destacado na pesquisa, ensino e extensão nessa área e esse curso é mais uma das ações que visam difundir o tema, tratando-o de uma forma técnica e abrangente, porém sem lhe conferir complexidade desnecessária para os usuários”, afirma José Paulo Molin, professor do LEB e coordenador projeto. O evento terá carga horária de 50 horas, divididas entre aulas em sala, exercícios e atividades de campo, que acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 h, no LEB. Os interessados poderão conferir a programação completa e obter mais informações no endereço www.fealq.org.br.


 Sobre o Projeto


O projeto Agricultura Precisão teve início com a implementação de um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em 1998. Na ocasião foram iniciados estudos que visavam dominar as técnicas e recursos disponíveis ou a serem disponibilizados no mercado brasileiro para Agricultura de Precisão na área de grãos, bem como entender a variabilidade espacial da produtividade das lavouras e dos fatores de produção envolvidos. As metas iniciais foram amplamente superadas e novos parceiros têm sido envolvidos dando uma proporção ainda maior ao Projeto.  Os trabalhos recentes envolvem outras culturas como a cana-de-açúcar, café, citros e florestas implantadas. Nesse período, com o envolvimento de estagiários da ESALQ e de outras instituições, foi criado o Grupo de Mecanização e Agricultura de Precisão (gMAP)  que tem como função dar apoio às atividades do Projeto AP. Também, com o incentivo da USP e do CNPq foi implementado o Grupo de Pesquisa em Agricultura de Precisão, que envolve também parceiros e colegas de outras instituições. As atividades de pesquisa relacionadas à Agricultura de Precisão geraram, dentre outros, a oferta de uma disciplina optativa para alunos de graduação (LEB 447 – Agricultura de Precisão) e uma disciplina para a Pós-graduação (LEB 5857 – Agricultura de Precisão). Também são oferecidos treinamentos como a Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão, dirigida a profissionais da área e a Oficina de Aplicações de GPS de Navegação na Agricultura. Outro produto disponibilizado é o programa para análise de dados de ensaios de distribuição transversal de fertilizantes e corretivos – o Adulanço, que pode ser acessado e instalado gratuitamente pelos interessados. O projeto AP também tem participação ativa na organização do Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão – ConBAP, que é realizado a cada dois anos. Todas essas atividades são hoje congregadas para divulgação em uma página abrigada na Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – FEALQ (www.agriculturadeprecisao.org.br).

Data
14/02/2011 a 18/02/2011

Organização
Departamento de Engenharia de Biossistemas (USP/ESALQ)

Endereço
Piracicaba - SP

Website
www.fealq.org.br

   
 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada