dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Tarde de Campo Cultura da Goiabeira

Informações

Goiaba pode garantir renda a agricultores


Com a presença do secretário estadual de Agricultura do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, Embrapa vai mostrar a produtores da região de Pelotas meios para viabilizar o cultivo da goiaba. Inserida na maioria das propriedades e base de vários produtos industrializados, fruta pode ser alternativa à decaída do fumo


A Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) vai reunir produtores de uma região que vê o seu setor rural inserido em uma crise para apresentar alternativas de geração de renda. Agricultores de Pelotas e cidades vizinhas convivem com as dificuldades da baixa demanda e dos preços em queda do fumo – cultura dominante em grande parte dos municípios locais – e, para apresentar uma saída, a Embrapa e instituições parceiras vão mostrar as possibilidades e as formas de cultivo da goiabeira.


Os agricultores trocarão informações em Tarde de Campo agendada para esta sexta-feira – 17 de junho –, às 14h, na Colônia São Manoel. O secretário estadual de Agricultura do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, participará do evento para conhecer a opção de geração de renda para a agricultura gaúcha. Mainardi chegará a Pelotas ainda pela manhã, quando visitará a Embrapa Clima Temperado.


A goiaba serve de base para uma ampla gama de produtos da indústria, também pode ser consumida in natura e é uma cultura espontânea na região. É comum produtores terem goiabeiras plantadas em suas propriedades, faltando qualificar o cultivo com um manejo adequado e com a introdução de variedades mais produtivas.


A idéia da Embrapa, do Escritório Regional de Pelotas da Emater/RS e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – organizadores da Tarde de Campo – é mostrar aos agricultores formas de concretizar a goiaba como uma alternativa de geração de renda. O foco: mostrar as potencialidades da região para a diversificação. A agregação de valor via agro-industrialização será exposta, assim como temas relacionados a mudas, manejo, controle de pragas e colheita.


+ AGENDA


Tarde de Campo Cultura da Goiabeira


Data:  17/06/2011 – 14h


Local:  Colônia São Manoel (Pelotas/RS)


Propriedade da família Ondino Sheunemann


Organização: Embrapa Clima Temperado
  Emater/RS (Escritório Pelotas)
  Faculdade de Agronomia da UFPel



+ PROGAMAÇÃO


- Abertura


- Diversificação e potencialidades para a região


- Visita aos pomares


(Produção de mudas e implantação do pomar)


(Manejo plantas e frutos, controle de pragas e colheita)


(Agregação de valor / Agro-industrialização)


- Degustação


 


 


 

Data
17/06/2011

Organização
Embrapa Clima Temperado, Emater/RS e Faculdade de Agronomia da UFPel

Local
Colônia São Manoel

Endereço
Pelotas - RS

   
 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada