dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/06/2026            
 
 
    
III Conferência Latino-Americana sobre Cultivo de Peixes Nativos e o III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos

Informações

De 13 a 15 de julho, a Universidade Federal de Lavras sediará a III Conferência Latino-Americana sobre Cultivo de Peixes Nativos e o III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos. A abertura oficial dos eventos acontecerá no dia 13, quarta-feira, às 19h, no Salão de Convenções da UFLA, e as atividades programadas para os três dias acontecerão nas Naves I e II da Universidade. No dia 15, sexta-feira, a UFLA sediará o “Encontro de Piscicultores”, a partir de 9h, no anfiteatro da Biblioteca.


O acontecimento simultâneo da Conferência Latino-Americana, realizada pela primeira vez no Brasil, e do Congresso Brasileiro, pela primeira vez em Minas Gerais, reunirá técnicos, pesquisadores, produtores e estudantes envolvidos no setor, visando apresentar novas tendências de pesquisa e programas nacionais e latino-americanos que atualmente vêm sendo elaborados.


O evento contará com a presença do coordenador de Sanidade Pesqueira – do Ministério de Pesca e Aquicultura, Henrique César Pereira Figueiredo, que estará representando o ministro de Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira. Na programação, destaca-se também a participação da coordenadora do “Projeto em Rede Aquabrasil”, Emiko Kawakami de Resende, pesquisadora da Embrapa Pantanal que ministrará a palestra Magna; da presidente da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio), professora Débora Machado Fracalossi, que proferirá palestra sobre Nutrição de Jundiá e Dourado; e dos demais palestrantes pesquisadores do Brasil, México, Colômbia, Chile e Argentina.


Para o presidente da Comissão organizadora da III Conferência Latino-Americana sobre Cultivo de Peixes Nativos e pró-reitor de Pesquisa da UFLA, professor Luis David Solis Murgas, a inter-relação de pesquisadores de toda a América Latina será de extrema importância para alavancar os estudos na área. “O crescimento elevado da busca por uma alimentação saudável tem forçado o mercado a produzir cada vez mais peixes, com mais qualidade. Ao sediar estes eventos, de importância fundamental para o crescimento do país, a UFLA cumpre seu papel na área de Ensino, Pesquisa e Extensão”, afirmou Murgas.


O III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos tem como presidente da comissão organizadora a professora Priscila Vieira e Rosa, do Departamento de Zootecnia (DZO-UFLA).


Encontro de piscicultores


O I Encontro de Piscicultores será realizado no dia 15 de julho, sexta-feira, no anfiteatro da Biblioteca da UFLA, a partir de 8h30.  Na programação, palestras e mesas redondas, com foco no debate com produtores da região sobre a regulamentação da produção de peixes, oportunidades e desafios da área.


Ainda segundo o pró-reitor de pesquisa, professor Murgas, que também coordena este evento, o encontro será uma oportunidade para a UFLA apresentar à comunidade regional os resultados de pesquisas realizadas na área.


Aquicultura na UFLA


A aquicultura é o setor de produção de alimentos que mais cresce no mundo, no Brasil atualmente o setor cresce 22% ao ano. Pensando no futuro, no ano 2000 a UFLA criou o Núcleo de Estudos em Aquicultura (NAQUA), com o objetivo de fomentar o ensino, pesquisa e extensão na área. A Universidade atua nas áreas de nutrição, sanidade, fisiologia, conservação da biodiversidade, genética e reprodução de peixes nativos.


Atualmente a UFLA oferece disciplinas relacionadas à Aquicultura nos cursos de graduação em Biologia, Medicina Veterinária e Zootecnia. Na pós-graduação, a UFLA conta com cinco programas que apresentam linhas de pesquisa sobre a temática: Zootecnia, Ciências Veterinárias, Microbiologia, Ciência dos Alimentos e Ecologia Aplicada. Na pós-graduação latu senso, a UFLA oferece o curso de Piscicultura, que reúne 60 estudantes de todas as regiões do país anualmente.


 Inscrições:


As inscrições para a III Conferência Latino-Americana sobre Cultivo de Peixes Nativos e para o III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos serão divididas por categoria, com diferentes taxas a pagar. Confira as formas de inscrição, prazos e investimentos na página: Naqua


Já as inscrições para o “Encontro de Piscicultores”, que acontece apenas no 15/07, sexta-feira, serão gratuitas para piscicultores da região e poderão ser realizadas no local do evento.


Programação


Veja a programação completa da Conferência Latino-Americana, Congresso Brasileiro e Encontro de Piscicultores, na página: Naqua


 

Data
13/07/2011 a 15/07/2011

Organização
Universidade Federal de Lavras

Endereço
Lavras - MG

Website
http://www.nucleoestudo.ufla.br/naqua/peixesnativos2011/index.htm

   
 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada