dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
VIII Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS

Informações

Sustentabilidade ambiental na vitivinicultura em pauta no Seminário da Metade Sul


Tema será apresentado por convidado internacional, que abordará realizações dentro de tal conceito mundo afora



Sustentabilidade ambiental: tão em voga na atualidade, o conceito e suas implicações em relação ao mundo da uva e do vinho será um dos temas em debate no VIII Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS, que acontece quinta e sexta-feira da próxima semana, dias 11 e 12, no Clube Comercial, em Bagé. O assunto será abordado por um convidado internacional: o engenheiro agrônomo francês Gaspar-Emmanuel Desurmont, mestrando em Viticultura e Enologia pelo programa de pós-graduação internacional Vinifera Euromaster.


No momento em estágio na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS), para a coleta de dados para elaboração de sua dissertação de mestrado, Desurmont apresentará o que se faz em termos de sustentabilidade ambiental na vitivinicultura na África do Sul, Nova Zelândia, Estados Unidos, França e Chile. No caso dos três últimos países, a propósito, falará na condição de quem visitou sua viticultura sustentável, justamente para aprofundar estudos na área.


O francês abordará, ainda, o fato de que o Brasil, até o momento, não tem projetos consistentes na área. Por outro lado, iniciativas em favor da vitivinicultura sustentável podem representar uma ótima oportunidade para a produção de vinhos na Campanha Gaúcha. Isso porque o ‘bioma Pampa’ – o ecossistema da região – é um dos mais preservados do Brasil, o que pode ser alavancado como elemento de valorização e competitividade para a vitivinicultura regional. “Iniciativas locais com foco em ecologia e responsabilidade social podem se constituir em importante ferramenta que auxilie a comunicação, influenciando o consumidor na escolha de determinado vinho”, diz Desurmont.


O VIII Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS é uma promoção de Comitê de Fruticultura da Metade Sul do RS, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Emater-RS/Ascar, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha e Sebrae-RS, com apoio da Associação Bageense dos Fruticultores e de diversas instituições públicas e privadas. O público-alvo do evento são empresários, vitivinicultores, técnicos e lideranças setoriais e políticas.


O valor da inscrição para o Seminário é de R$ 30,00 para estudantes e, de R$ 60,00 para os demais públicos. Mais informações sobre o evento em http://www.cnpuv.embrapa.br/eventos/metadesul2011/.


(Giovani Capra)


 

Data
11/08/2011 a 12/08/2011

Organização
Comitê de Fruticultura da Metade Sul do RS, Embrapa Uva e Vinho, Seapa, Emater-RS/Ascar, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha e Sebrae

Local
Clube Comercial

Endereço
Bagé - RS

Website
http://www.cnpuv.embrapa.br/eventos/metadesul2011/

   
 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada