dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Primeiro Simpósio Nacional de Biorrefinarias

Informações

O Primeiro Simpósio Nacional de Biorrefinarias acontece em Brasília nos dias 29 e 30 de setembro, no auditório da Embrapa Estudos e Capacitação, em Brasília, DF. O evento, de abrangência nacional, visa tornar-se um fórum periódico de discussão e troca de experiências, por meio da participação dos principais atores comprometidos com as biorrefinarias e com tecnologias de suporte, destacando-se os segmentos bioenergético e químico. A organização é da Embrapa Agroenergia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, com o apoio da Associação Brasileira de Química (ABQ) e da Sociedade Ibero-Americana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias (SIADEB).


O Simpósio, que reunirá os principais especialistas brasileiros, tem por objetivos diagnosticar o setor, identificar desafios e propor soluções inovadoras para o que as biorrefinarias nacionais se tornem referencias mundiais.


Em sua primeira edição, o Simpósio busca diagnosticar o estado-da-arte e os desafios tecnológicos relacionados às biorrefinarias, "o que permitirá elaborar propostas técnicas e de estratégias público-privadas para alavancar os potenciais econômico e de sustentabilidade das mesmas, voltados para produção de bioenergia, biocombustíveis e de produtos químicos renováveis", explica o pesquisador da Embrapa Agroenergia, Silvio Vaz Júnior.


De acordo com o gerente de eventos da ABQ, Celso Fernandes, esse simpósio é uma oportunidade para que os profissionais que atuam nesta área encontrem mais um fórum de discussões e conhecimento. “A ABQ realizou no ano passado um workshop sobre o tema, que teve grande repercussão, e sua diretoria ficou extremamente feliz ao receber o convite da Embrapa Agroenergia para participar do evento como parceira. O setor dos ‘bios’ vem crescendo tanto em desenvolvimento quanto em atuação no mercado de forma avassaladora. Nos próximos dois anos teremos pelo menos mais três eventos na área de biorrefinarias", completa Fernandes.


Os assuntos a ser abordados no I Simpósio Nacional de Biorrefinarias são: cenários nacionais e mundiais das biorrefinarias, importância da química verde para as biorrefinarias, potencial econômico das biorrefinarias, rotas tecnológicas, parcerias público-privadas, minimização de impactos ambientais e políticas públicas para apoio à implantação e ao desenvolvimento das biorrefinarias.


Já estão confirmadas as participações das empresas e instituições BNDES, Braskem, Rhodia, Petrobras Biocombustível, Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), BP Brasil, UFRJ, Unica, entre outras.


Os palestrantes internacionais já confirmados são da Universidade de York (UK), do National Research Energy Lab. (NREL, USA) e da Sociedade Ibero-Americana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias (SIADEB)


Mais informações e inscrições no site da Embrapa Agroenergia www.cnpae.embrapa.br ou pelo telefone (61) 3448-2315, com o Dr. Sílvio Vaz Jr. (silvio.vaz@embrapa.br)
Palestrantes e Participantes de Mesas-redondas
Alfred Szwarc, coordenador de tecnologia e emissões da UNICA;
André Bello, gerente de suporte técnico em etanol da Petrobras Biocombustível;
Fernando Leite, professor da Escola de Química da UFRJ e engenheiro de processos
Francisco Gírio, pesquisador sênior do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LINEG, Portugal) e presidente da Sociedade Ibero-Americana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias (SIADEB);
Helena Chum, pesquisadora do DOE-NREL;
Jaime Finguerut, gerente do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC);
James Clark, professor do Departamento de Química da University of York (UK);
José Dilcio Rocha, pesquisador da Embrapa Agroenergia;
José Manuel Cabral de Sousa Dias, pesquisador e chefe-adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Agroenergia;
Manoel Teixeira Souza Jr., pesquisador e Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia
Marcelo Kós da Silveira Campos, diretor de assuntos industriais da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM);
Marco Aurélio Pinheiro Lima, diretor do Centro de Tecnologia do Bioetanol (CTBE);
Martim Francisco, Departamento de Indústrias Químicas do BNDES
Maurício Lopes, pesquisador e diretor de P&D da EMBRAPA;
Paulo Coutinho, diretor de P&D da BRASKEM;
Peter Seidl, professor da Escola de Química da UFRJ e membro da Associação Brasileira de Química (ABQ);
Ronaldo do Nascimento, gerente de P&D da Rhodia Poliamida E Especialidades.
Wesley Ambrósio – Gerente de Tecnologia da BP Brasil


 

Data
29/09/2011 a 30/09/2011

Local
auditório da Embrapa Estudos e Capacitação

Endereço
Brasília - DF

Contato
(61) 3448-2315

Website
www.cnpae.embrapa.br

   
 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada