dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Curso de Especialização em Manejo do Solo

Informações

Desde 1998, o Departamento de Ciência do Solo da ESALQ oferece o Curso de Especialização em Manejo do Solo. O curso, aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura, aborda e discute com os participantes as bases teóricas e práticas de manejo necessárias para uma produção agrícola sustentável, economicamente justa e ambientalmente correta, além de promover intercâmbio entre profissionais dos setores de pesquisa e de produção agropecuária. O curso tem duração de dois anos e já contou com a participação de cerca
de 600 profissionais de liderança conhecida nas áreas agronômica e florestal.

O profissional que cumpre todas as etapas do curso, incluindo apresentação de uma monografia, recebe o título de ‘Especialista em Manejo de Solo’, pela USP, correspondente a uma pós-graduação Lato Sensu.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Ciência do Solo, da ESALQ, e especialistas convidados. Os temas abordados vão além dos tradicionais ligados ao manejo do solo e de interesse de engenheiros agrônomos, florestais e agrícolas, relacionando o solo e o meio ambiente, atraindo pessoas de todos os estados do país.

A atividade conta com aulas teóricas e práticas, dando oportunidade ao alunos de interagir e interpretar estudos de casos e realizar análises laboratoriais químicas, físicas e mineralógicas em amostras de diversos tipos de solos.

Há também aulas de campo, para conhecer os principais atributos das diversas classes de solo, restauração de áreas degradadas, sintomas de deficiência e toxicidade dos elementos nas principais plantas cultivadas, avaliação de camadas compactadas do solo, prática do sistema e o manejo da adubação mineral e orgânica.

O curso também é oferecido fora de Piracicaba, tendo concluído uma turma em 2009, em Bebedouro (SP), em parceria com a Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo e da Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro e, fora do estado de São Paulo, foi oferecido em Ponta Grossa (PR), em parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos
dos Campos Gerais (AEACG), e está sendo conduzido em Goiânia (GO), em parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (AEAGO). Tanto em Goiânia quanto em Ponta Grossa, o Departamento de Ciência do Solo da ESALQ conta com apoio de docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa e da Universidade Federal de Goiás.

As aulas para a próximas turmas começam em março/abril de 2012. Haverá turmas em Piracicaba, Ponta Grossa (PR), Rio Verde (GO) e Sinop (MT).


Para mais informações: 

COORDENAÇÃO GERAL: Prof. Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni - Departamento de Ciência do Solo (ESALQ/USP).

Gerenciamento dos recursos: FEALQ (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz). Fone:(19)3417 6604 ou e-mail: cdt@fealq.org.br

Por favor entrem em contato no email: manejo@esalq.usp.br para tirar dúvidas ou fazer sugestões.



Data
23/03/2012 a 19/10/2012

Organização
ESALQ

Endereço
SP

Contato
(19)3417 6604

Email
cdt@fealq.org.br

   
 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada