Carregando...
Acontece dia 10 de setembro o III Encontro de produtores de leite do Norte de Minas, na cidade de Montes Claros (MG). Durante o evento, serão discutidos vários temas relacionados à produção leiteira na região, entre eles a melhor oferta de alimentos aos animais. O doutor em nutrição animal Lucio Carlos Gonçalves, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, será um dos palestrantes e diz que a cana-de-açúcar e a silagem de sorgo são os mais recomendados aos produtores da região. Segundo Gonçalves, as condições edafoclimáticas, a produtividade dos alimentos e a qualidade nutritiva que eles oferecem são os principais fatores levados em conta.

— Primeiramente, é preciso fazer um planejamento global da propriedade. O produtor tem que ter alimentos concentrados e volumosos. Os volumosos prioritariamente devem ser produzidos na propriedade, ele pode usar cana-de-açúcar, silagem de milho, silagem de sorgo e até feno. Na palestra, vamos começar discutindo sobre as condições edafoclimáticas do Norte de Minas e depois vamos passar para a produção de volumosos, onde falaremos sobre a produção das silagens de sorgo e milho, cana, feno e capim elefante. Não existe alimento que não possa ser utilizado, mas o sorgo e a cana são os que se adaptam melhor às condições locais — explica o doutor em nutrição animal.
A silagem de sorgo é indicada porque a cultura suporta o déficit hídrico que o Norte de Minas apresenta e consegue superar uma possível estiagem ao longo do ciclo. O milho não consegue compensar o problema e sofre com esta limitação, limitando a produtividade e a qualidade da silagem. Já a cana é recomendada pela sua alta produtividade e bom valor nutritivo. O professor explica que ela oferece, na época seca, nutrientes de qualidade, como os açúcares solúveis presentes na cana, e indica três variedades: RB72454 e RB86-7515, de ciclos tardios, e a SP80-1816, de ciclo médio.
— Os cuidados de manejo são os mesmos para todo o País. Colher a planta no momento certo, picar no tamanho adequado, fazer uma compactação adequada, uma vedação hermética e rápida do silo, cercar o silo para o animal não andar em cima e rasgar a lâmina de polietileno, além de retirar uma camada maior do que 15 centímetros por dia para evitar que o ar penetre na silagem e diminua a qualidade. Para a cana, é importante a escolha da cultivar e a adubação porque a cana é uma cultura muito exigente em nutrientes e os produtores não prestam atenção nisso. É melhor ter um canavial pequeno e bem cuidado, com adubação adequada para produzir um alimento de boa qualidade, do que ter um canavial grande e sem os cuidados necessários — ensina Gonçalves.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |