|
|
Kamila Pitombeira
19/12/2011
|
Carregando...
A Pneumonia Enzoótica ou Pneumonia Micoplásmica Suína é uma doença crônica e contagiosa. Ela se manifesta por tosse seca, atraso no ganho de peso e alta morbidade.Se não tratada, as perdas econômicas podem chegar a 20% sobre a conversão alimentar e 30% sobre o ganho de peso. Uma das vacinas disponíveis no mercado foi lançada pela Bayer Saúde Animal no mês de dezembro. A Resprotek One Shot promete estimular a produção precoce de anticorpos nos animais, diminuindo assim o índice de incidência da doença.
— A Resprotek One Shot é recomendada para todas as raças suínas – afirma Josiédi Pires, gerente de marketing da Bayer Saúde Animal.
Segundo ele, a vacina atua estimulando a produção precoce de anticorpos contra o agente infeccioso Micoplasma hyopneumoniae, contribuindo para a redução dos efeitos das infecções posteriores por outros patógenos, além de criar uma “base de memória imunológica” para quando o suíno estiver exposto ao contágio de Mhyo em sua própria granja.
— A Resprotek é a vacina mais purificada do mercado comparativamente a 4 outras vacinas comerciais para micoplasmose suína, de acordo com testes de Immuno Western Blot. Além disso, a dose é única com aplicação de 1ml por leitão — conta o gerente.
Para ele, é importante ressaltar que a vacina é mais uma ferramenta dentro de um grupo de ações que devem ser tomadas para reduzir o nível de score de lesão pulmonar relativo à micoplasmose em uma granja.
— O principal benefício ao produtor é o ganho econômico, pois lotes afetados pela pneumonia enzoótica tendem a apresentar perdas de peso, aumento na desuniformidade do lote, aumento de gastos com medicamentos e redução na qualidade de carcaça, incluindo o risco de descarte da mesma — explica.
Pires acrescenta que um bom programa de controle da pneumonia enzoótica permite que o suíno desempenhe ao máximo o seu potencial genético, traduzindo isto em ganho de peso e qualidade de carcaça.
— Protocolos de campo realizados em granjas comerciais com incidência de pneumonia enzoótica, demonstraram que utilizando-se a vacina Resprotek One Shot o score médio de lesão pulmonar ficou em torno de 1,68% — conta ele.
Já em relação ao manejo da vacina, os cuidados são os básicos para este tipo de produto: acondicionamento entre 2°C e 8°C, administração pela via correta (intramuscular) e a não contaminação das agulhas e seringas durante aplicação. Com relação ao suíno, o produtor deve vacinar apenas animais saudáveis.
— O custo é compatível com o das demais vacinas existentes no mercado, mas gostaria de relembrar que a vacina de micoplasma sozinha não soluciona o problema de micoplasmose suína ou pneumonia enzoótica. Devemos agregar, em paralelo, outras medidas, como um bom programa de biossegurança — afirma Pires.
A vacina já está disponível no mercado. Os produtores interessados em adquirir devem acessar os endereços da rede de distribuição da Bayer disponível no site: www.bayeravesesuinos.com.br.

|