dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/11/2014            
 
 
    
Melancia  
Principais doenças da cultura da melancia no Brasil
Conheça os sintomas das principais doenças da cultura da melancia
Baixe o PDF Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir Ficha
Redação
01/08/2009

Para o controle adequado de doenças da melancia, a Embrapa Hortaliças disponibiliza informações para a identificação correta dos principais males causados por fungos, bactérias, nematóides e vírus que afetam a cultura.
 
A antracnose, por exemplo, é causada pelo fungo Colletotrichum orbiculare (=Sin. C. lagenarium). Aparece inicialmente nas folhas, onde provoca manchas amarelas transparentes, que depois escurecem. Quando o ataque é severo, as folham ficam com o aspecto de queimadas. Nos frutos, as lesões são pequenas (até 1 cm de diâmetro) e deprimidas, normalmente cobertas por uma camada de esporos de coloração rosada. A doença é favorecida por temperatura e umidade altas.
 
Já a mancha-bacteriana é uma doença causada pela bactéria Acidovorax avenae subsp. citrulli, transmitida pela semente, que pode causar grandes perdas sob clima quente e úmido. Embora possa atacar as folhas, os sintomas mais característicos ocorrem nos frutos, onde provoca mancha encharcada na casca, que evolui para o interior do fruto, apodrecendo-o. A casca acima do tecido infectado fica ressecada e rendilhada.
 
Saindo das doenças fúngicas e bacterianas, os nematóides do gênero Meloidogyne são os mais destrutivos para a melancia. O ataque, por exemplo, da doença das galhas em raízes apresenta sintomas de diminuição no crescimento, deficiência de nutrientes, clorose nas folhas, murcha nas horas mais quentes do dia e produção de poucos frutos ou de frutos de pequeno tamanho. O sintoma característico do ataque por estes nematóides são percebidos nas raízes, as quais apresentam engrossamento irregular e galhas. Esta doença é favorecida por temperaturas altas e solos arenosos, com boa drenagem.

Quanto às viroses, existem pelo menos seis delas já relatadas infectando naturalmente plantios de melancia no país. A mancha anelar do mamoeiro, estirpe melancia, é uma delas. A doença é causada pelo Papaya ringspot virus – type watermelon – PRSV-w. Este vírus pode ser limitante à produção de melancia, principalmente, quando a infecção das plantas ocorre nos estádios iniciais de desenvolvimento. Plantas infectadas com PRSV-w exibem uma diversidade de sintomas como mosaico e malformação de folhas, além de ‘embolhamento’ e estreitamento da lâmina foliar, que fica reduzida às nervuras principais. Plantas afetadas pela doença apresentam também severo enfezamento. A doença é transmitida por afídeos, de maneira não persistente. O PRSV-w pertence à família Potyviridae, gênero Potyvirus. O vírus não é transmitido por sementes.
 
Para ler mais e conhecer outras doenças e ver as medidas de controle, a Embrapa Hortaliças produziu um documento técnico, que encontra-se disponível.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Portal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
givanilto dos santos de central-ba
25/01/2011 - 14:05
otima materia,com isso descobri a doenþa da minha melancia (nematoides do genero meloidogyne) e agora o que devo fazer.Mande um e-mail mara mim.givanilto@yahoo.com.br, ficarei muito grato.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Doenças
Palavras-chave

 
18/11/2014
Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária (SIAGRO)
São Carlos - SP
19/11/2014
Agroecol 2014
Dourados - MS
19/11/2014
Agroecol2014
Dourados - MS
24/11/2014
V Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental
Belo Horizonte - MG
05/05/2015
IV SIGERA - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais
Rio de Janeiro - RJ
23/11/2015
6º Simpósio de Restauração Ecológica
São Paulo - SP

24/11/2014
Curso Aspiração folicular e manipulação de oócitos bovinos
Coronel Pacheco - MG
01/12/2014
18º Curso de Controle Biológico de Pragas da Embrapa
Brasília - DF

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada