dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     21/01/2017            
 
 
    
Bovinos  
Controle dos piolhos em bovinos
Embora não relacionados entre os principais ectoparasitas, os piolhos podem comprometer a saúde e o bem-estar dos animais, afetando também a produção
Baixe o PDF Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir Ficha
Redação
01/09/2009

Embora não relacionados entre os principais ectoparasitas, os piolhos podem comprometer a saúde e o bem-estar dos animais, afetando também a produção. As infestações podem acarretar prejuízos, seja pela ação irritante, seja pela anemia.
 
Estudo da Embrapa Pecuária Sul, relaciona dois tipos desses insetos como problemas: o piolho mastigador, Damalinia bovis, e o piolho sugador, Linognathus vituli.
 
O primeiro encontra-se na superfície cutânea, especialmente do pescoço, cernelha e base da cauda. São vistos normalmente movimentando-se sobre o corpo dos bovinos. Já o Linognathus vituli aparece com maior frequência nas áreas protegidas da pele: parte lateral do pescoço, focinho, peito, dorso, cabeça e entre os membros.
 
Conforme a Embrapa Pecuária Sul, a ocorrência desses ectoparasitas restringe-se basicamente aos meses de inverno no Rio Grande do Sul, declinando consideravelmente a partir do início da primavera.
 
Para o controle do piolho mastigador (Damalinia bovis), recomenda-se no momento do banho dos animais para controle carrapaticida com piretróide um tratamento adicional à base de organofosforado mais piretróide "pour-on" e endectocida "pour-on". Isso se deve ao fato de que os piretróides não são piolhicidas por excelência.
 
Da mesma forma, naquelas propriedades que utilizam o Amitraz, o controle dos piolhos ocorrerá simultâneamente por ocasião dos banhos carrapaticidas. Os produtos à base de Amitraz têm ação nos piolhos sugador e mastigador.
 
Além disso, os endectocidas injetáveis são altamente eficazes no controle do piolho sugador e auxiliam no controle do piolho mastigador. Já com relação aos endectocidas "pour-on", esses são eficazes no controle do D. bovis e L. vituli.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Pecuária de Corte
Palavras-chave

 
06/02/2017
Show Rural Coopavel 2017
Cascavel - PR
06/03/2017
Expodireto Cotrijal 2017
Não-me-Toque - RS
06/04/2017
IV Encontro Nacional da Soja
Londrina - PR
18/04/2017
IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal
Porto Alegre - RS
01/05/2017
Agrishow 2017
Ribeirão Preto - SP
29/08/2017
11º Congresso Brasileiro do Algodão
Maceió - AL

14/01/2017
II Oficina de Irrigação e Drenagem no Cultivo Doméstico
Piracicaba - SP

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada