dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     23/04/2024            
 
 
    
MIP  
O controle integrado das pragas da bananeira
Epagri aplica desdobramentos da comprovada técnica do ensacamento nas lavouras de banana
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir Ficha
Nivea Schunk
25/09/2009

Nos últimos dois anos, a retomada do projeto para controle integrado das pragas da bananeira, desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), está sob a chefia do pesquisador José Milanez e já apresenta ótimos resultados práticos. O êxito dos experimentos se deve também à integração entre a empresa e as associações de produtores de banana dos municípios de Corupá e Luis Alves (SC), que vinham registrando altos índices de devolução de suas cargas de exportação devido à presença de pragas nos frutos.

A partir da comprovada eficácia da técnica de ensacamento das plantas no combate às pragas, como as lagartas e a tríplice da ferrugem, as pesquisas atingiram um segundo estágio, implementando o uso dos plásticos impregnados com produtos químicos nos cachos ainda em flor. De acordo com o pesquisador Luis Alberto Lichtenberg, integrante da equipe, os experimentos já provaram que, quanto mais cedo se ensaca as bananeiras, maiores são as chances de sucesso. Ele ressaltou ainda outro importante desdobramento:

comprovada
eficácia
da técnica de
ensacamento
das plantas 
 

— O ensacamento precoce das flores com a presença de inseticidas controla, por exemplo, a tríplice da erupção. O fato é que esses sacos impregnados estão disponíveis no mercado, porém não atendem à demanda porque são muito caros. Encontramos uma alternativa, recortando-os em tiras, amarrando-as como gravatas nos cachos, e utilizando sacos de tnt ou plástico comum para a cobertura. Além de funcionar a contento, diminuiu consideravelmente o custo do processo, o que o torna mais acessível aos plantadores — afirma.

 No entanto, ensaios mais específicos sobre os diferentes níveis de eficiência e aplicabilidade das técnicas também têm sido realizados. A maior complexidade desses estudos exige uniformização de material de experimentação, bem como georeferenciamento das plantas. E já se sabe que até mesmo a coloração dos sacos utilizados tem efeitos no desenvolvimento dos cachos. Os mais escuros são ideais para o inverno, já os claros e leitosos se aplicam melhor nos meses mais quentes.

A estimativa inicial de duração das análises do projeto é de quatro anos, portanto a consagração da sua atual fase, na área de inseticidas produzidos a partir de extratos vegetais, é apenas uma questão de tempo. Os profissionais da Epagri já estão testando nos bananais diversos produtos naturais à base de pimenta, pimenta-do-reino, alho, fumo e nim indiano. Até o momento, um dos mais bem aceitos tem sido o hotnim, produto à base de nim, e a grande expectativa é que em pouco tempo, essas inovações sejam largamente difundidas em todo o território nacional.


 

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Alex
02/06/2019 - 10:45
Thrips e o correto e não tríplice

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada