dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Aves  
Veterinários mais capacitados para enfrentar gripes aviária, suína e equina
Biosseguridade é foco de treinamento, que tem como tema o aproveitamento da água da chuva em criações de aves e suínos e a gestão de resíduos como formas de evitar doenças
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir Ficha
Breno Fonseca
21/12/2009

Os médicos veterinários são os principais agentes difusores na educação de proprietários rurais para o enfrentamento das gripes aviária, suína e equina. Essa é a visão que será apresentada em treinamento organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Embrapa Suínos e Aves, de 16 a 20 de novembro. O objetivo é capacitar veterinários para detectarem males, como a Influenza A, que atingem os animais. Serão treinados 90 profissionais de todo o Brasil, que terão noções sobre imunologia, doenças respiratórias e normas de biosseguridade.

Dos veterinários treinados na primeira etapa, cada um irá repassar informações a 54 médicos de suas respectivas localidades. Depois, serão realizadas palestras para os produtores rurais. Um dos principais pilares do curso, segundo o pesquisador da Embrapa Paulo Armando de Oliveira, é o aproveitamento da água da chuva na produção de suínos e aves.

— Nós achamos que existe um potencial para aproveitar essa água disponível, que a natureza nos propicia, e utilizá-la tanto para limpeza dos aviários como quando ela for clorada para colocar à disposição dos animais – ressalta Paulo, um dos organizadores do evento.

Para ele, as tecnologias de identificação da qualidade e de como fazer a cloração da água são fundamentais para o meio rural. Afinal, a água e os dejetos são veículos de transporte de bactérias e vírus. Por isso, o produtor deve estar atento no manejo de resíduos.

— Temos que mostrar para os produtores as diferentes formas que existem de fazer a gestão dos resíduos sólidos e líquidos, quais os tratamentos disponíveis hoje no mercado nacional, de que forma usar racionalmente e quais os riscos que trazem à saúde — aponta Paulo Armando de Oliveira.

Entre os resultados do trabalho recém-iniciado está o treinamento de 1800 veterinários de todo o Brasil até a metade do ano que vem. Assim, produtores dos mais variados tipos de propriedades, principalmente familiares, poderão receber informações sobre a biosseguridade, nova forma de reflexão sobre doenças que possam alterar a sociedade.
 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Doenças
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada