dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/05/2024            
 
 
    

A conservação on farm é uma derivação da conservação in situ, na qual é realizada a conservação de espécies não somente no local de origem (in situ), como também na propriedade de produtores rurais – o termo on farm é derivado de “na fazenda”.

No projeto “Conservação e caracterização de germoplasma de espécies forrageiras nativas do Bioma Pampa”, proposto em março de 2009 na Embrapa Pecuária Sul, está sendo realizada, entre outras atividades, a conservação on farm de gramíneas forrageiras nativas. Primeiramente, a ênfase está sendo dada ao gênero Paspalum, priorizando quatro espécies nativas com potencial forrageiro: Paspalum notatum (grama forquilha), P. dilatatum (capim melador), P. nicorae (grama cinzenta) e P. pumilum (grama baixa).

De forma inédita na área de plantas forrageiras, a conservação on farm tem como objetivo promover a conservação do maior número dessas plantas respeitando a forma de manejo utilizada pelos produtores rurais da região do Alto Camaquã, território onde está sendo desenvolvido o trabalho. Inserido em outros projetos, “Causas da Degradação e Recuperação da Vegetação natural do Ecossistema Campos Sulinos” e “Ecologização da Pecuária Familiar como Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alto Camaquã/RS”, e em parceria com outros pesquisadores como Marcos Borba e José Pedro Trindade (líderes dos projetos anteriormente citados), também da Embrapa Pecuária Sul, foi idealizada a proposta não somente para a referida região, que abrange os municípios gaúchos de Bagé, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista, mas para o Bioma Pampa como um todo.

A ideia é manter a biodiversidade, desde a forma de manejo utilizada até a preservação do conjunto de espécies existentes na propriedade. Portanto, consegue-se conservar um maior número de plantas in situ/on farm, quando se compara com a conservação ex situ, que necessita, entre outros fatores, de uma grande área para cultivar as plantas (casa de vegetação, por exemplo), do transporte das mesmas para outro local (o que, além de ser inconveniente, causa prejuízos às plantas), e de mão-de-obra. Todos esses fatores aumentam o risco da não sobrevivência das espécies no novo local, em função da não aclimatação.

Nesse projeto de conservação on farm, estão sendo priorizadas quatro espécies do gênero Paspalum em propriedades consideradas Unidades Experimentais Participativas (UEPAs) nos municípios pertencentes à região do Alto Camaquã e territórios contíguos, totalizando 12 UEPAs até o momento. Essas espécies foram escolhidas por serem observadas nas regiões de estudo, sendo, portanto, representativas das pastagens naturais existentes. Além disso, apresentam potencial forrageiro e já têm trabalhos em andamento, ou seja, sabe-se previamente em qual UEPA uma espécie ocorre preferencialmente. Dessa forma, essas espécies serão utilizadas para a conservação on farm e para a conservação ex situ, priorizando a conciliação entre a conservação in situ da biodiversidade e a dos recursos genéticos associados ao desenvolvimento econômico e social sustentáveis.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Jorge Pardim
07/05/2017 - 23:08
Olá, parabéns pelo artigo!
Conteúdo muito bom e de fácil entendimento!
Se precisar, conte conosco para dicas e informações sobre tipos de gramas:
www.agrogramas.com.br
www.agrogramas.com.br/grama-esmeralda
www.agrogramas.com.br/grama-batatais
www.agrogramas.com.br/grama-sao-carlos
www.agrogramas.com.br/grama-bermudas
www.agrogramas.com.br/grama-santo-agostinho
www.agrogramas.com.br/grama-coreana

Ana Cristina Mazzocato
01/03/2019 - 11:17
Olá Jorge,

Muito obrigada!

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Sustentável
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada