dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/07/2020            
 
 
    
Monitoramento  
Safira, uma ferramenta útil no estudo de sistemas radiculares
É um sistema de análise de fibras e raízes por imagem, que facilita a determinação de volume, área superficial e comprimento por faixa de diâmetros
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Margareth Santos
06/01/2010

O Safira, um software de análise de fibras e raízes por imagem, tem a vantagem de obter facilmente dados sobre o sistema radicular da cultura. O programa permite avaliar o volume, a área superficial, comprimento e diâmetro das raízes, e com isso realizar um diagnóstico preciso do desenvolvimento de um cultivo. Desenvolvido pela Embrapa Instrumentação Agropecuária, pode ser usado tanto por agricultores quanto por pesquisadores, é o que informa Lúcio André Castro Jorge, um dos coordenadores do projeto.

— O produto é mais uma ferramenta que auxilia nas medições em pesquisas da área de sistemas radiculares, fibras vegetais e do manejo do solo. Para o agricultor, é útil no sentido de perceber a diferença de desenvolvimento entre uma planta e outra, ou ainda, para avaliar determinadas áreas e manejos — explica o pesquisador.

 Tela principal do
 programa Safira
 com
imagem de
 raízes lavadas

Usar o programa é tarefa fácil, bastando para isso possuir um scanner ou uma câmera digital. Em seguida, é preciso retirar de uma amostra do solo com raiz, usando metodologia adequada. A partir daí, o software vai orientando o agricultor a fazer a análise e obter o diagnóstico do sistema radicular da sua cultura. Acrescentando outras informações sobre área e manejo, o produtor pode também colher conclusões sobre o desenvolvimento daquele cultivo.

— Do ponto de vista econômico, a avaliação das fibras traz vantagens para a área de floresta, pois está diretamente ligada à qualidade da madeira e dos móveis gerados mais adiante. No caso do agricultor, a percepção das diferenças no cultivo permite uma atuação mais eficaz nos locais onde a cultura realmente precisa, reduzindo os custos — afirma Castro Jorge.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Biotecnologia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada