dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/01/2019            
 
 
    
Nutrição Animal    
Uso racional de suplementos minerais e aditivos alimentares melhora eficiência reprodutiva do rebanho na Estação de Monta
A adoção de um manejo nutricional correto que supra as carências nutricionais dos animais pode determinar o sucesso ou o insucesso da atividade de cria
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Premix
06/01/2010

 

Nos países de clima tropical o período reprodutivo normalmente coincide com a época de melhor qualidade e maior disponibilidade de pastagem, fator muito positivo porque proporciona condições favoráveis para os animais desempenharem suas funções reprodutivas. No entanto, mesmo com essa maior oferta de alimento disponível nos pastos, o uso da suplementação nutricional para compor a dieta dos ruminantes é um fator importante, devido à falta de alguns nutrientes na composição das forrageiras.

O uso adequado da suplementação mineral nas vacas no período que antecede o acasalamento contribui para elevar a taxa de prenhez média do rebanho, manejo que deve também ser aplicado nos touros. Essa categoria precisa receber durante todo o ano uma dieta rica em proteínas, fibras, macro e micronutrientes essenciais e vitaminas.

Mesmo a forrageira estando em melhor qualidade nutricional, é imprescindível a adoção de suplementos minerais e aditivos que maximizem a degradação e absorção dos nutrientes ingeridos via pasto. Tomando essa decisão é possível incrementar o número de vacas gestantes de 2% até 10%, dependendo dos índices reprodutivos da propriedade no momento da aplicação.

"É imprescindível
 adotar suplementos
 minerais e aditivos"

Lieber de Freitas Garcia,
da Premix

Isso ocorre porque de uma maneira geral, os minerais estão envolvidos em quase todas as vias metabólicas do organismo animal e são essenciais para sua reprodução, já que existe uma estreita relação de minerais como enxofre, magnésio, zinco, cobre, iodo, manganês, cobalto e selênio com a fisiologia da reprodução, principalmente do selênio, o qual está ligado à retenção de placenta, entre outros males que podem acometer as fêmeas durante a gestação.

Para auxiliar o pecuarista, a Premix desenvolveu um programa nutricional completo com produtos que ajudam a maximizar a rentabilidade do rebanho de cria, atendendo animais em diferentes estágios na vida reprodutiva. A busca é aumentar o número de vacas gestantes, número de nascimentos e número de animais desmamados por ano.

A linha de produtos Premix para fase reprodutiva conta com: ‘Premiphós Campo Pré-Monta’ suplemento para fêmeas primíparas (segunda gestação), categoria com maior exigência nutricional dentro do rebanho de cria; Premiphós Monta, desenvolvido para as demais categorias animais em reprodução; Campo Pré-Monta, suplemento mineral energético enriquecido com minerais orgânicos e probióticos que deve ser fornecido aos 45 ou 30 dias antes da Estação de Monta para melhorar as condições corporal das fêmeas antes da reprodução. Para reprodução feita por Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), Transferência de Embriões (TE) e Fertilização In Vitro (FIV), a Premix desenvolveu o produto Fós Premium.

"70% dos casos
 de infertilidade em
 rebanho de fêmea
 ocorrem por
 subnutrição"

A adoção de um manejo nutricional correto que supra as carências nutricionais dos animais pode determinar o sucesso ou o insucesso da atividade de cria, já que até 70% dos casos de infertilidade em rebanho de fêmea ocorrem por subnutrição. Sendo assim, a adoção de uma boa estratégia nutricional garantirá boa parte dos fatores de maior impacto na rentabilidade da atividade como: taxa de prenhez, taxa de natalidade, intervalo entre partos, baixo peso ao desmame dentro outros.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Nutrição Animal - Artigos já Publicados

Tortuga
Minerais e qualidade do leite
22/12/2011

Tortuga
Fim da seca e início das águas: como proceder com a mineralização do rebanho bovino
20/10/2011

Tortuga
Efeitos da suplementação mineral em sistemas de alto desempenho
13/09/2011

Tortuga
Como vencer os desafios de uma reposição valorizada?
28/06/2011

Tortuga
Pré-seca
12/04/2011

Tortuga
Fontes de fósforo para uso na alimentação animal: uma questão de produtividade e segurança alimentar
14/12/2010

Tortuga
Suplementação de biotina em vacas leiteiras
08/11/2010

Premix
Suplementação adequada é fundamental para recuperar os animais para período de monta
24/09/2010

Premix
Leite bom é alimento bem aproveitado
15/09/2010

Tortuga
Cana de açúcar: uma alternativa na alimentação de ovinos
06/08/2010

Tortuga
Nutrição e o teor proteico do leite
15/04/2010

Tortuga
Nutrição Mineral em animais domésticos: Conceitos e novos avanços tecnológicos
04/03/2010

Premix
Período de Transição
25/02/2010

Conteúdos Relacionados à: Nutrição Animal
Palavras-chave

 
21/01/2019
31ª Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão
Piracicaba - SP
21/01/2019
31ª Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão
Piracicaba - SP
04/02/2019
Show Rural Coopavel 2019
Cascavel - PR
08/02/2019
Oficina de Utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA - Drones) Para a Agricultura
Formosa - GO
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF

04/02/2019
Curso de Difusão de Produção e Controle de Qualidade de Biopesticidas à Base de Fungos Entomopatogênicos
Piracicaba - SP

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada