dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     07/05/2024            
 
 
    
Integração Lavoura Pecuária  
Integração lavoura-pecuária-floresta recupera pastagens no norte de MG
Projeto da UFMG comprova vantagens do sistema agroflorestal na restauração de áreas degradadas
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nivea Schunk
22/01/2010

Dentre diversas linhas de pesquisa, o programa de Mestrado em Ciências Agrárias com área de concentração em Agroecologia, do Instituto de Ciências Agrárias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aborda a recuperação de áreas descuidadas e expostas à intensa atividade de pecuária. Sob a orientação do professor Leonardo David Tuffi Santos, Verônica Alves Mota, apresentou sua dissertação de mestrado a respeito do tema em dezembro de 2008.

O trabalho avalia a possibilidade de produzir alimentos para os animais Idurante os períodos de seca na região norte do estado e, analisa a eficiência do sistema agroflorestal para restauração dessas pastagens. O intuito de obter forrageiras mais persistentes e de alta qualidade para reestruturar as propriedades locais e aumentar a renda dos produtores se mostrou bastante viável.

Depois da implantação das espécies arbóreas (eucalipto e Acacia mangium), o experimento recebeu as forrageiras (Andropogon gayanus, Tanzânia e Brachiaria Brizantha) lançadas manualmente, respeitando a distância de um metro da linha das árvores. E finalmente o sorgo foi inserido por meio de uma plantadora-adubadora, que também contribuiu para incorporação dessas sementes pelo solo.

"A alternativa abre novas possibilidades para os produtores"

Verônica Alves Mota

— Com o desenvolvimento do sorgo, após 60 dias, nós fizemos uma aplicação de herbicida em algumas parcelas para verificar o desenvolvimento das plantas. E o mais interessante é que mesmo nas parcelas sem controle de ervas daninhas não houve prejuízo na produção do sorgo e das forrageiras — afirma Verônica.

A engenheira agrônoma destaca ainda que há outras vantagens nessa associação entre lavoura, pecuária e floresta, à medida que a alternativa abre novas possibilidades para os produtores. Ela aponta a possibilidade de diversificação de atividades a partir da disponibilização tanto da cultura anual, quanto das árvores e forrageiras para pastejo.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: ILP
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada