
O umbuzeiro é originado dos chapadões semi-áridos do Nordeste brasileiro (Piauí, Paraíba, Pernambuco e Bahia) e do Norte de Minas Gerais. Até o momento, essa planta não foi difundida para nenhum outro país, sendo possível sua adaptação para outras regiões secas fora do país de origem. Árvore de pequeno porte (6 m de altura), de tronco curto, copa em forma de guarda-chuva (10 a 15 m de diâmetro), xerófita e de vida longa (mais de 100 anos), possui raiz túbera ou batata (xilopódio), onde armazena água, mucilagem, glicose, taninos, entre outras). As folhas são verdes, alternas, compostas e as flores são brancas, perfumadas, melíferas e agrupadas em panícula de 10 a 15 cm de comprimento. O fruto umbu é uma drupa, diâmetro de 3 cm, 10 a 20 g de peso, forma arredondada, constituído de casca (22%), polpa (68%) e semente (10%).
Atualmente a pesquisa tem feito a seleção de plantas que apresentem características de boa produtividade, frutos médios a grandes em relação ao seu tamanho normal (10 a 20 g), casca fina e lisa, maior percentagem de polpa e alto teor de brix. Assim, tem sido feita a seleção de plantas na região semi-árida do Norte de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, apresentando copas com frutos considerados gigantes, em torno ou acima de 100 gramas, e com bom paladar de polpa. A Figura 1 mostra uma comparação do tamanho de frutos de umbuzeiro coletados de feira livre em Cruz das Almas-BA e da propriedade do Sr. Lindolfo em Macaúbas-BA.
Na Tabela 1 são apresentadas as principais características dos frutos de três acessos de umbuzeiros, destacando os frutos da propriedade do Sr. Lindolfo, do município de Macaúbas, que obteve maior peso médio do fruto, maior diâmetro do fruto, maior percentagem de polpa, maior valor de graus brix e menor acidez.

|