dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/10/2020            
 
 
    

A seleção correta da pressão de inflação dos pneus é um fator decisivo no desempenho do trator agrícola, estudos realizados pelo NEMPA – Núcleo de Ensaio de Máquinas e Pneus Agroflorestais, mostraram que a pressão de inflação tem relação direta na Eficiência Trativa, bem como na compactação do solo, além de reduzir o consumo de combustível e aumentar a força de tração do trator.

As Figuras 1, 2 e 3  mostram o consumo especifico de combustível em função da pressão de inflação nos pneus BPAF, Radial e Diagonal.


Como selecionar a pressão do pneu

 

Para seleção correta da pressão de inflação dos pneus devem ser seguidos os seguintes passos:

1) Obtenha a carga estática (peso) nos eixos frontal e traseiro do trator. Os catálogos de alguns fabricantes de tratores fornecem esses valores. A pesagem dos eixos dianteiros e traseiros, separadamente, fornece valores precisos.

2) Determine as cargas dinâmicas (pesos) mais prováveis que irão incidir nos rodados em função da transferência de peso do eixo frontal para o eixo traseiro, devido à ação da força de tração ou peso do equipamento no sistema de engate de 3 pontos do trator.

Obs: Caso não se consiga os valores para esses cálculos, adotar os valores de referência para a distribuição de cargas nos eixos do trator conforme a Tabela 1.

Tabela 1: Valores de referência para distribuição de cargas nos eixos do trator


Precauções importantes

1) Utilize sempre os pneus radiais com as menores pressões de inflação correspondentes às cargas no eixo recomendados pelo fabricante do pneu. Quando inflado corretamente, o flanco do pneu ficará visivelmente deformado, apresentando “bochechas” laterais conforme Figura 4, Isso é perfeitamente normal para pneus radiais. 

 

Figura 4– Bochechas formadas pela baixa/correta pressão de inflação

2) Para equipamentos montados no sistema de engate de 3 pontos do trator, a carga no eixo traseiro deve ser obtida com o equipamento totalmente levantado e, a carga no eixo dianteiro, com o equipamento abaixado no solo.
 


3) Verifique a pressão de inflação logo pela manhã, antes de iniciar os trabalhos de campo ou movimentar o trator. Isso deveria ser uma rotina diária, tal como verificar os níveis de água do radiador, de combustível e de óleo lubrificante do motor. Pelo menos uma vez por semana regule a pressão dos pneus do trator.

4) Para verificar a pressão dos pneus do trator utilize medidores de pressão precisos, preferivelmente com valores até 200 kPa (30 psi).

Figura 7 – Verificação da Pressão do Pneu

5) Os pneus radiais devem ser montados, preferencialmente sem câmaras de ar. Porém se estas forem utilizadas, devem ser de borracha natural.

6) Não utilize os pneus radiais com pressões acima do recomendado. Você estará perdendo tempo e dinheiro e a vida dos pneus não será maior.

7) Se o trator estiver equipado com pneus diagonais não utilize esse procedimento. Esses pneus requerem pressões bem maiores do que os radiais. Pneus diagonais com baixas pressões (pressões abaixo das recomendadas pelo fabricante do pneu), poderão sofrer sérios danos e diminuição na vida útil.

8) Caso seja necessário o uso de lastros, prefira os lastros sólidos (pesos) e, caso necessite usar lastro líquido, procure preencher todos os pneus com o mesmo nível de líquido.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Segurança em Operações com Maquinário - Artigos já Publicados

Uso de protetor auricular ou earplug
06/06/2013

Segurança na operação de tratores agrícolas
15/10/2012

Riscos associados à operação com tratores agrícolas
04/07/2012

Riscos associados ao manejo do trator durante a condução
16/05/2012

Riscos associados à manutenção do trator
09/04/2012

Estrutura de proteção ao capotamento e o uso do cinto de segurança
18/01/2012

Condução de tratores em vias públicas
28/11/2011

Medidas de prevenção e proteção com polias
14/10/2011

Acidentes com tratores agrícolas - parte III
30/03/2011

Acidentes com tratores agrícolas - Parte II
04/02/2011

Acidentes com tratores agrícolas - parte I
05/01/2011

Conheça seus limites
30/11/2010

Riscos na utilização de mecanismos de engrenagens
26/10/2010

Estruturas de proteção ao capotamento
23/09/2010

Questões polêmicas dos pneus agrícolas
30/06/2010

Acidentes com tratores agrícolas
26/05/2010

Caracterização dos acidentes com tratores
27/04/2010

Acidentes com tratores agrícolas: O que fazer?
30/03/2010

Aplicações dos tipos construtivos dos pneus agrícolas
13/01/2010

Outras características construtivas dos pneus agrícolas
22/12/2009

Características Construtivas dos Pneus Agrícolas
08/12/2009

Conteúdos Relacionados à: Mecanização
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada