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1) A vida do pneu radial irá diminuir se forem utilizadas baixas pressões de inflação?

R: Se a baixa pressão for compatível com a carga aplicada no pneu, provavelmente o pneu terá uma vida maior do que inflado com altas pressões, pois as baixas pressões aumentam a área de contato do pneu com o solo e, conseqüentemente, diminuem o deslizamento (patinagem) e, com isso, o desgaste do pneu será menor.

 2) Os fabricantes de pneus honrarão os termos de garantia dos pneus se as baixas pressões forem utilizadas?

 R: Sim. Todas as grandes empresas fabricantes de pneus recomendam o uso da “baixa/correta” pressão nos pneus radiais. Elas têm publicado manuais e catálogos que fornecem tabelas para selecionar a pressão correta do pneu, porém, consulte o fabricante do pneu ou do trator e siga as recomendações descritas no manual do proprietário.

 3) É necessário mudar a pressão de inflação do pneu toda vez que for mudado o equipamento com o qual o trator está trabalhando?

 R: Caso os equipamentos sejam semelhantes em peso e forma de acoplamento no trator (de arraste ou montado) essa regulagem minuciosa pode não ser necessária. Porém, caso os equipamentos sejam muito diferentes,principalmente em peso, nova regulagem será importante.

 4) Os pneus radiais poderão ser instalados em tratores mais antigos? Poderá acontecer dos pneus “escorregarem” no aro?

 R: Os aros de tratores mais modernos são construídos com assento bastante preciso e as novas técnicas de montagem de pneus com líquidos selantes têm resolvido esse problema. Porém, com aros velhos, deve-se tomar cuidado redobrado para que isso não aconteça. Tratores de grande potência 4 x 4 equipados com aros de até 46 polegadas de diâmetro também devem ser alvo de cuidados especiais na montagem. Em caso de rodarem no aro, recomenda-se a troca do aro ou aumento da pressão até que o problema seja solucionado.

 5) Haverá perigo de sobrecarregar a unidade de potência do trator quando os pneus são inflados com baixas pressões?

 R: Quando se utiliza a pressão adequada à carga aplicada no eixo, maiores áreas de contato do pneu com o solo são obtidas e isso irá refletir em maior capacidade de tração do trator, quando comparada com pneus muito inflados. Neste caso, a velocidade de deslocamento do trator deve ser ajustada para que o sistema não seja sobrecarregado. 

 É importante manter a velocidade de deslocamento adequada durante as operações de preparo do solo mais pesadas. A potência adicional do trator deve ser utilizada para se obter maiores velocidades de deslocamento e aumentos de produtividade e não para tracionar equipamentos maiores, que exijam maiores potências.

 6) É necessário lastrar o trator quando se utiliza pneus radiais inflados com a pressão recomendada?

 R: A lastragem deve ser realizada para que se obtenha o melhor desempenho do trator. A quantidade de lastro depende do tipo de trator (4 x 2,  4 x 2 TDA e 4 x 4), tipo de equipamento a ser utilizado com o trator e do tipo e condições do solo. Normalmente, as especificações de lastragem devem ser fornecidas pelos fabricantes e revendedores de tratores. Após a adequação da lastragem, a pressão de inflação do pneu poderá ser obtida.

 7) A baixa pressão de inflação dos pneus de tratores 4 x 4 influirá na vibração ou saltos (“power hop”), que podem surgir quando esses tratores realizaram operações que exigem grandes forças de tração?

R: Em geral, o uso da “baixa/correta” pressão de inflação dos pneus radiais contribui para diminuir os saltos que esse tipo de trator pode apresentar nessas condições extremas. Porém, sob certas condições de solo, essa situação pode perdurar, quando equipamentos de arrasto são utilizados. Para maiores informações, contacte o seu revendedor de tratores ou os Órgãos de Pesquisas e Universidades.
 

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Arno Dallmeyer
22/07/2010 - 14:55
Leonardo,
vejo em sua biografia que vocÛ estß cursando doutorado em MecanizaþÒo AgrÝcola. Onde Ú este curso? O mestrado dever ter sido em Piracicaba, na ESALQ, nÚ?
Obrigado por me esclarecer: arnomaq@yahoo.com.br

Mauricio Javier De León
27/09/2012 - 14:22
Caro Leonardo, no caso de pneus diagonais sempre existe a dúvida da utilização de lastro líquido principalmente se o trator é empregado na realização de diversos tarefas (transporte, operações à campo etc) e se desloca em diferentes superficies (asfalto, cimento, chão batido) durante o dia, nesses casos vale a pena colocar o lastro líquido nos pneus ou é melhor utilizar somente com ar?

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