dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Monitoramento    
Pluviologger: sistema agrometeorológico permite transmissão de dados via celular
Para criar amplo banco de dados, Epagri desenvolve tecnologia que mede continuamente a precipitação a base de bateria solar
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
23/03/2010

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) é a responsável por fazer as previsões de tempo e clima dentro do Estado, tanto para o meio rural quanto para a área urbana e desenvolveu uma tecnologia própria para realizar estas medidas: o Pluviologger. O equipamento é uma estação  agrometeorológica automática, que monitora os parâmetros climáticos voltados para a agricultura. Ele mede dados de umidade, temperatura, precipitação e orvalho de hora em hora e permite que a transmissão de dados seja feita via celular. O tecnólogo Adriano Régis, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do equipamento diz que o maior benefício é a expansão do banco de dados que a Epagri terá disponível.

— O Pluviologger não é vendido ao agricultor, porque o nosso objetivo não é o lucro. O que nos interessa é ter um banco amplo de dados meteorológicos de todo o Estado. O parceiro (que pode ser uma associação de agricultores ou um instituto) fornece o espaço, nós fazemos toda a logística de instalação, recepção de dados e disponibilização na internet — diz Régis. 

O equipamento, que está no mercado desde 2005, tem três módulos: exibição, armazenagem de memória e transmissão de dados. O primeiro módulo exibe os dados medidos pelo aparelho de hora em hora, o agricultor pode ir no equipamento e visualizar os dados que a estação está transmitindo nos padrões internacionais. O segundo módulo é a armazenagem dos dados em cartão de memória, o que faz com que os pesquisadores possam coletar os dados a qualquer momento. Segundo Régis, o cartão tem memória suficiente para toda a vida útil do equipamento (pode armazenar mais de 10 anos de dados).

— O terceiro módulo, que é o mais interessante para a sede da Epagri em Florianópolis, é que ela transmite estes dados via celular. Além do agricultor e de pesquisador, em termos de rede, esta estação envia os dados em todos os pontos onde ela está instalada que tenham sinal de celular. A Epagri é o principal consumidor desta informação, e tem a principal rede de pontos de monitoramento no Estado. Pelo motivo de ser o principal consumidor, ela teve a ideia de desenvolver uma solução própria ao invés de adquirir soluções prontas de mercado, pelo alto custo das soluções importadas — explica.

"A estação agromete-
 orológica automática,
 monitora parâmetros
 climáticos voltados
 para a agricultura"


 Adriano Régis,
 da Epagri

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Análise de Dados
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada