dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/05/2017            
 
 
    
Máquinas e Implementos        
Agrishow: plantadeira sem sistema de fertilização atende nova tendência do mercado
A nova série DB, lançada pela John Deere, já está disponível no mercado
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
30/04/2010

A John Deere apresenta suas duas últimas novidades no setor de plantadeiras: a nova série DB 45 linhas e a 2130 Dual Flex Pro. As duas estão sendo lançadas no Agrishow 2010 de Ribeirão Preto e já estão disponíveis no mercado. A DB 45 linhas é uma plantadeira sem sistema de fertilização para atender a uma tendência do mercado que é a exclusividade de apenas plantar a semente na janela de plantio, para aumentar a produtividade do produtor. Já a 2130 Dual Flex Pro é o maior modelo da John Deere com sistema de adubação e comporta 30 linhas de plantio com 45 centímetros de espaçamento.


 
— A nova série DB está chegando para atender um nicho de mercado. É uma nova tendência que está se confirmando especialmente no Cerrado brasileiro. É uma plantadeira que não tem sistema de fertilização, ela é especialista em plantio só de semente. O que o pessoal está fazendo agora está sendo chamado de adubação sistêmica. Eles adubam uma vez por ano o sistema inteiro, então também fazem aplicação com taxa variável. Fazendo isso, aplicando o fertilizante em uma operação separada, o produtor consegue focar toda a energia dele no plantio porque a janela de plantio é um período crítico. É um período muito curto e se ele perder a janela de plantio também perde em produtividade na hora da colheita. Com isso, ele pode até dobrar o tamanho da plantadeira dele e a conseqüência disso é aumentar a produtividade — explica Fábio Schavinski, especialista de mercado e produto da John Deere.
 
Outra novidade que a nova série DB 45 linhas está trazendo são tecnologias como taxa variada para semente, além de ser uma máquina de fácil transporte porque, apesar de ter 22,5 metros de largura de trabalho, ela se transforma em seis metros para a transportação. A DB tem capacidade para plantar até 180 hectares em uma jornada, com autonomia de 3.500 litros de sementes em tanques com o sistema CCS. Segundo a empresa, este sistema faz com que a máquina seja capaz de plantar soja com três abastecimentos por dia que duram menos de 10 minutos.
 
A segunda plantadeira da John Deere faz parte da série 21, que já existe desde 2005. A 2130 Dual Flex Pro é o maior modelo com sistema de adubação. Ela é uma plantadeira que comporta 30 linhas com espaçamento de 45 centímetros e também combina 18 linhas de 76 centímetros pra plantio de algodão. Segundo Schavinski, a nova lança Dual Flex Pro facilita a manobra, fica muito mais leve para o trator e o grande benefício de tudo isso é a maior produtividade.

"Plantadeira atende
 nova tendência que
 está se confirmando
 no Cerrado brasileiro"


 Fábio Schavinski,
 da John Deere

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Jair Rosas da Silva
20/11/2012 - 15:29
Porque a plantadora JD 2130 Dual Flex Pro nao semea 20 linhas de algodao e nao apenas 18 linhas, como explanado na materia, uma vez que tem 13,5 m de largura da barra de plantio ?

Um abraço.

Resposta no E-mail jairrosas@iac.sp.gov.br

KLAYTON CAMPOS
24/11/2012 - 20:54
Pq o chassi da plantadeira vem especifico para plantar algodão a numeração dela é 2117 cotton, a largura útil é de 7,560mm, diferente das demais culturas...


campos.fernandes83@gmail.com

KLAYTON CAMPOS
24/11/2012 - 21:06
Corrigindo a largura útil da plantadeira de algodão é de 8.720mm...

Para comentar
esta matéria
clique aqui
3 comentários

Conteúdos Relacionados à: Mecanização
Palavras-chave

 
29/08/2017
11º Congresso Brasileiro do Algodão
Maceió - AL


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada