dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    

A acidez do solo é um dos principais responsáveis pela baixa produtividade dos solos do Brasil. Na grande maioria, nossos solos contêm baixos teores de cálcio e magnésio, teores tóxicos de alumínio e em alguns casos de manganês. Para que se possa corrigir esses problemas, é necessário aplicar calcário ao solo. Essa prática, conhecida como calagem, é fundamental para aumentar a produtividade das culturas, uma vez que:

- Corrige a acidez do solo, aumentando a disponibilidade da maioria dos nutrientes

- Melhora o ambiente radicular permitindo maior eficiência das plantas na absorção de água e nutrientes

- Diminui as perdas de bases (K. Ca e Mg) por lixiviação

- Diminui a fixação do P

- Diminui os teores excessivos de alumínio e manganês

- Fornece cálcio e magnésio às plantas

- Favorece a fixação simbólica do nitrogênio

- Melhora as propriedades físicas e blologlcas do solo

A recomendação da calagem deve ser feita deve ser feita com base na análise de solo, efetuadas em amostras de solo coletadas, em geral, de 0-20 cm de profundidade e também de 20-40cm para culturas perenes.

A partir dos resultados da análise de solo, o técnico indica a necessidade de calagem, a quantida- de de corretivo necessária para neutralizar a acidez do solo ou fornecer Ca e Mg. A quantidade de calcário depende do comportamento da cultura com relação à acidez e também de características do solo, como o pH, teor de alumínio tóxico, teor de cálcio e magnésio e textura. Basicamente são utilizados três métodos de determinação da necessidade de. calagem no Brasil, com pequenas variações regionais. O método para elevação da saturação por bases, o método para neutralização do Al3+ e/ou para elevação dos teores de Ca2+ e Mg2+ e o método para atingir o pH ideal para cada cultura.

Além das quantidades recomendadas para os diferentes tipos de solos e culturas, para se obter bons resultados com .a prática da calagem, deve-se considerar a qualidade do calcário, a época e a for- ma de sua aplicação.

Os corretivos de acidez do solo utilizados no Brasil são as rochas calcárias moídas, denominadas de calcário. São classificadas com relação à concentração de MgO em calcíticos (menos de 5%), magnesianos (5 a 12%) e dolomíticos (acima de 12%). A qualidade do produto será função de suas características químicas .(poder de neutralização) e físicas ( tamanho das partículas).

O calcário deve ser aplicado sobre o terreno de forma a cobrir a área o mais uniforme possível. A incorporação pode ser feita na etapa de preparo do solo, antes da aração ou da gradagem, com o ob- jetivo de incorporar o insumo em profundidade, estendendo os efeitos benéficos. Os arados (de disco ou aiveca) proporcionam incorporação mais profunda que aqueles das grades aradoras. Contudo, para culturas perenes já implantadas a incorporação é prejudicial, pois danifica o sistema radicular. Nesse caso, como no caso dos sistemas sob plantio direto, a alternativa é a utilização de um calcário mais finamente moído, aplicados em superfície.

A acidez do subsolo, associada a baixos teores de cálcio e altos teores de alumínio, dificulta ou impede a penetração de raízes. Sua redução pode ser obtida com a utilização de doses elevadas de calagem, adequadamente incorporadas.

Quanto ao aspecto econômico deve-se levar em consideração os preços do produto e do transpor te. Portanto, para a aquisição do insumo, precisa ser feita uma análise econômica, pois muitas vezes o melhor produto está muito distante o que pode inviabilizar sua aplicação.

Para atuar na correção da acidez do solo, o calcário necessita sofrer uma reação, pela ação da umidade e pelo contato com o solo. Assim, o produto deve ser aplicado no outono/inverno (maio a ju- lho), para que quando forem iniciados o plantio ou a adubação nas culturas perenes, a calagem já tenha provocado reflexos positivos na mudança das propriedades químicas do solo. Porém, pior que aplicar em época não apropriada é não aplicar.

Um problema que pode ocorrer é o da incorporação muito rasa, propiciando uma superdosagem nas .camadas superficiais, que podem levar à deficiências de micronutrientes e limitar o desenvolvi- mento radicular, ocasionando reflexos negativos na produção.

Para saber mais sobre a coleta de amostras de solo para análise visite a página da Embrapa Solos: http://www.cnps.embrapa.br/servicos/metodo_coleta.html

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
adelardo
13/08/2013 - 10:33
Gostei muito da matéria,gostaria de sugerir que acrescente a ela explicações de como calcular a quantidade de calcário a aplicar no solo com base na análise química. obg.

App que realiza a Calagem, Gessagem, Adubação para o Plantio da Soja.
08/12/2015 - 14:30
Boa tarde a todos,

Eu desenvolvi o AppGrow que realiza os cálculos para Calagem, Gessagem, Adubação para o Plantio da Soja e muito mais.

Disponível no site:

https://itunes.apple.com/us/app/appgrow/id1030900144?mt=8

Obrigado a todos.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada