dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Meio Ambiente          
Saúde e ecologia a serviço do produtor
Agricultores do Sul se reúnem para fazer hortas comunitárias ecológicas com sementes naturais e plantio livre de químicos
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
30/06/2010

A agroecologia é um conceito relativamente novo e que ainda é desconhecido pela maioria dos produtores rurais. Ela implica em um reaprendizado de como lidar com a lavoura, como manejar os plantios e como pensar os alimentos. A horta comunitária ecológica, construída com a ajuda de extensionistas rurais da Epagri, é um bom exemplo de como a agroecologia pode mudar para melhor a qualidade de vida da população. Com adubação exclusivamente orgânica e nenhum uso de químico, nem no solo nem durante o cultivo, diversos tipos de verduras e frutas são produzidas dando frutos saudáveis, bonitos e gostosos que melhoram a saúde dos consumidores e trazem benefícios às comunidades rurais.


 
— É uma coisa nova na região. Estamos habituados a produzir dentro de um pacote em que o químico está muito presente, é um conceito que é preciso primeiramente uma consciência muito grande das pessoas. Todo esse lado da questão social e cultural tem que ser trabalhado para que as pessoas realmente entendam esta nova maneira de produzir, é um modo de vida diferente, de viver o meio integrado com a produção. As sementes são naturais, não foram produzidas à base de químicos, nós não usamos nenhum tipo de químico. Não usamos nenhum produto que venha prejudicar a saúde das pessoas ou o meio ambiente. Usamos de artifícios naturais, conjugamos dentro desta horta plantas naturais, muita adubação orgânica, buscando o equilíbrio do próprio meio. É uma construção de conhecimento de um modelo novo de se produzir alimentos saudáveis para uma melhor qualidade de vida — explica o extensionista rural Carlos Airton Paganini, da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).
 
A ideia de construir a horta comunitária respeitando os princípios agroecológicos foi uma demanda dos moradores da região, que tomam todas as decisões sobre o que deve ser plantado. Mas o extensionista diz que é preciso ter paciência com o novo modelo de plantio. Como o solo ainda está contaminado com os produtos químicos usados anteriormente, as respostas não são imediatas. O próprio conceito de agroecologia não envolve produtividades muito impressionantes ou resultados imediatos. Ele explica que é um ciclo de aprendizado em que toda a comunidade precisa mudar o pensamento e reaprender com a terra. Paganini diz que a horta ecológica da região está no início e que, no futuro, a ideia é começar a vender os excedentes para as comunidades mais próximas e fazer com que os produtores ganhem uma renda extra.
 
— O primeiro objetivo é abastecer as necessidades básicas destas famílias, suprir uma carência alimentar trazendo uma saúde saudável, via mais equilibrada, qualidade de vida. É preciso ter paciência. Nós estamos aprendendo muito, porque montar uma horta agroecológica não é fácil. É preciso aprimorar os conhecimentos, pesquisar muito, é preciso acreditar na natureza porque os resultados aparecem ao longo do tempo. Estamos no meio de outras propriedades que trabalham com o modelo convencional e isto não é do nosso interesse e vem de encontro com o que estamos fazendo, então a gente também tem que acreditar que é possível produzir de uma forma diferente. E nós estamos tendo bons frutos, verduras belíssimas e muito saudáveis sem nada de químico, tudo natural — comemora Paganini.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Horticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada