dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Agricultura Orgânica        
Lodo de esgoto substitui adubo nitrogenado químico
Matéria orgânica tratada pode servir de fertilizante para diversas culturas, com baixos custos, menos danos ao ambiente e produtividade inabalada
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
16/07/2010

Pesquisadores do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do Espirito Santo) estão estudando o uso do lodo de esgoto como adubo orgânico em diversas culturas que vão desde a fruticultura e passam pelo café, eucalipto e palmito. A fonte de matéria orgânica derivada do esgoto tratado é rica em nitrogênio e pode substituir o uso de fertilizantes químicos, na adubação nitrogenada. Além disso, ele auxilia no processo de liberação de nutrientes, na retenção de água e melhora as características de aeração de solo, criando condições favoráveis para que as plantas utilizem os nutrientes oferecidos.

— Ele é originado do sistema de tratamento de esgoto, em que as estações de tratamento de esgoto eliminam toda a parte contaminante, o que gera uma excelente fonte de matéria orgânica. O lodo de esgoto no seu processo de decomposição libera os minerais, principalmente o nitrogênio, que é a sua maior composição. Esta é uma tendência mundial e, por se tratar de uma fonte de matéria orgânica, deve ser proibida a sua destinação em aterro sanitário. Então, ela deve ter tecnologias que possibilitem o seu uso na agricultura, considerando o seu alto potencial em nutrientes que possam substituir os adubos químicos que geram um impacto ambiental — explica o doutor na área de solos e nutrição de plantas Aureliano Nogueira da Costa, pesquisador do Incaper.

Costa será um dos palestrantes do IX Congresso Latinoamericano e do Caribe de Engenharia Agrícola, que acontece de 25 a 29 de julho, em Vitória, no Espírito Santo. No evento, ele vai falar sobre os benefícios do uso do lodo de esgoto e explicar como os produtores devem fazer a utilização na agricultura. Ele diz que as pesquisas ainda estão em fase de conclusão e que ainda não há um dado com números exatos que mostrem a comparação de preços entre o uso do lodo de esgoto com o adubo químico. Mas Costa acredita que haverá uma redução com o uso da matéria orgânica, já que ela só custa o preço da higienização do produto.

Segundo o pesquisador, a quantidade de lodo de esgoto a ser utilizada na plantação varia muito de acordo com cada cultura e das necessidades do solo, mas é possível fazer uma média entre 20 a 30 toneladas que devem ser aplicadas por hectare. Para ter acesso à matéria orgânica, o produtor deve entrar em contato com o Incaper, que vai orientar onde o lodo tratado está disponível. Mas somente no ano que vem essa recomendação será feita, após a publicação do manual com os critérios do uso do lodo na agricultura. Só então o lodo de esgoto, em condições prontamente utilizáveis para os agricultores, será divulgado.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Adubação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada