dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     12/05/2025            
 
 
    
Maracujá
Óleo de maracujá: mais força para a cadeia produtiva
Fábrica inédita de óleo de sementes, no Rio de Janeiro, agrega valor à cadeia produtiva com a produção de óleo valorizado pela indústria cosmética
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Pedro Zuazo
20/08/2010

A inauguração da primeira fábrica de óleo de maracujá do Rio de Janeiro, no último sábado, dia 14, pode representar um grande avanço na revitalização da fruticultura do Estado. A unidade piloto, uma parceria entre a Faperj e a iniciativa privada, é coordenada pela Embrapa Agroindústria de Alimentos e tem como objetivo viabilizar técnica e economicamente a extração de óleo das sementes. Atualmente, na agroindústria de sucos, cerca de 30% da fruta vira suco e os outros 70% geram resíduos, considerados passivos ambientais. A agregação de valor desses resíduos vai beneficiar os produtores, o ambiente e a atividade frutícola regional.

O óleo da semente de maracujá tem alto valor agregado em função de sua propriedade hidratante, bastante visada pela indústria de cosméticos. Não é novidade o uso desse óleo para o desenvolvimento de produtos como sabonetes, perfumes e hidratantes, mas a viabilidade técnica e econômica de uma produção de larga escala desse óleo permanece um desafio. Esse é o foco dos estudos da Embrapa Agroindústria de Alimentos que estão sendo realizados na recém-inaugurada fábrica. De acordo com o pesquisador Sergio Cenci, a agroindústria carioca apresenta condições ótimas para a realização dos experimentos.

— Hoje a agroindústria de sucos do Rio de Janeiro tem potencial de processamento de frutas em torno de 50 mil toneladas, o que geraria em torno 30 mil toneladas de sementes e cascas. Considerando que de 20% a 30% dessa sobra são sementes, teremos por volta de nove mil toneladas de sementes — explica o engenheiro agrônomo, que estima o potencial produtivo da fábrica de óleo de maracujá em torno de 600 litros de óleo por dia, com possibilidade de expansão.

Na extração do óleo, a semente gera a torta que, no caso do maracujá, é rica em proteína e é indicada para compor a formulação de rações na alimentação animal. O óleo do maracujá também é comestível e serviria para consumo humano, mas isso reduziria o valor agregado do produto. O valor econômico que o produto apresenta para a indústria cosmética pode beneficiar diretamente os produtores, já que toda a cadeia produtiva da cultura é valorizada.

— O Rio de Janeiro foi um grande produtor de maracujá, mas uma série de dificuldades e problemas de ordem técnica e de organização da cadeia produtiva fez com que houvesse queda expressiva na produção. A ideia é aproveitar parque industrial que tem em termos de processamento da fruta e aproveitar esses resíduos para agregar valor à cadeia produtiva e assim, revitalizar e ampliar significativamente a cultura no Estado — diz Cenci.
 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: BRASIL
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada