dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     17/01/2019            
 
 
    
Ovinos      
Barriga Negra é opção lucrativa para cerrado
Indicada para pequenos produtores, a raça rústica apresenta boa resistência a doenças e intempéries, o que reduz custos de produção
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Pedro Zuazo
14/09/2010

Com alta rusticidade, baixa exigência de suplementos alimentares e custos de produção reduzidos, a raça de ovinos Barriga Negra pode ser uma ótima opção para pequenos criadores. O animal, bem adaptado à savana, apresenta boa resistência a doenças e intempéries, minimizando as perdas de peso em época de pastagens de baixa qualidade. Por ser rústica, a raça requer menos investimentos e oferece maior lucratividade.

Os benefícios não param por aí. Pesquisas realizadas pela Embrapa Roraima mostraram que os Barriga Negra apresentam uma grande ocorrência de partos gemelares, com dois ou até três borregos por gestação. A raça também oferece grande resistência à verminose, uma das principais doenças para a cultura.

Experimentos realizados na savana mostraram que os ovinos apresentam bom resultado de desempenho para as condições de clima desse bioma. De acordo com Paulo Sérgio Matos, pesquisador da Embrapa Roraima, a pode ser também uma boa opção para outras savanas do Brasil.

— O que recomendamos com certeza é a sua utilização na savana de Roraima, mas supomos que tenha também bom desempenho em outras savanas do Brasil. Se ela se adapta bem a essa savana, existe uma grande possibilidade de que se adapte bom também ao centro sul do País, na região do bioma do cerrado — indica o pesquisador.
A criação da raça é indicada sobretudo para pequenos produtores por causa de sua rusticidade. Como os agricultores familiares nem sempre contam com a infraestrutura complexa necessária para a criação de outras raças, podem optar por essa que exige menos cuidados.

— Por apresentar bastante rusticidade, ela reduz os custos de produção. A raça consegue suportar uma menor suplementação animal e é mais resistente a doenças, exigindo menos investimento em antibióticos e parasitários. É uma opção interessante para áreas que apresentam um estresse climático muito grande e para o pequeno produtor que não tem ainda uma boa infraestrutura. Mas não quer dizer que a raça também não seja indicada para médios e grandes produtores — explica Paulo Sérgio.

Risco de extinção

Apesar das vantagens que oferece em relação às outras raças, a Barriga Negra pode estar em extinção no Brasil. Exceto alguns grupos no nordeste e outros que começam a surgir no ecossistema da savana, existem poucos criadores interessados na cultura. Por isso, a Embrapa Roraima mantém um núcleo de conservação da raça em Água Boa, município de Boa Vista (RR).

O objetivo é garantir a manutenção da maior variabilidade genética possível, para que possam ser feitas pesquisas de melhoramento genético de vários pontos de interesse na criação do animal.

— Basicamente estamos descobrindo o que a raça tem de interessante para podermos, a partir daí, utilizar as características da melhor maneira, podendo acoplá-las, por exemplo,  em um cruzamento industrial para engordar animais cruzados com outras raças, gerando melhores desempenhos — exemplifica.
 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Saulo Gonzales, Brasília/DF
15/09/2010 - 11:27
A Embrapa comercializa exemplares da raþa barriga-negra. Haveria possibilidade venda e entrega via ßerea?

tarcisioaraujo2009@gmail.com
15/10/2010 - 11:30
Gostaria de comprar um reprodutor e algumas marran da raþa barriga negra.

Se nÒo for possivel atravÚs da Embrapa, informe-nos onde poderemos efetuar a compra de preferencia raþa pura.

Grato,

Tarcisio Marques de Araujo
N.Rural Vertente do Mugi- Sobradinho
61 - 9972-6569 8401-2176

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Familiar
Palavras-chave

 
21/01/2019
31ª Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão
Piracicaba - SP
21/01/2019
31ª Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão
Piracicaba - SP
04/02/2019
Show Rural Coopavel 2019
Cascavel - PR
08/02/2019
Oficina de Utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA - Drones) Para a Agricultura
Formosa - GO
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF

04/02/2019
Curso de Difusão de Produção e Controle de Qualidade de Biopesticidas à Base de Fungos Entomopatogênicos
Piracicaba - SP

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada